Harden ‘mal conseguia enxergar’ após lesão nos olhos contra os Warriors
Armador dos Rockets tomou um tapa em disputa com Draymond Green e teve que ser atendido
O astro do Houston Rockets James Harden disse que “mal conseguia enxergar” depois de ser atingido no rosto em ambos os olhos na noite de terça-feira (1), no primeiro quarto da derrota por 115 a 109 para o Golden State Warriors, pelo segundo jogo da semifinal da Conferência Oeste.
Harden, que teve sangramento nos dois olhos e sofreu uma laceração na pálpebra esquerda, ainda conseguiu retornar para o segundo quarto e terminou o jogo com 29 pontos em 9 de 19 arremessos, mas não conseguiu impedir os Warriors de abrir uma vantagem de 2-0 na série.
Os olhos de Harden ficaram especialmente sensíveis à luz após as lesões. Ele apertou e protegeu os olhos constantemente durante o jogo e depois, na sua coletiva de imprensa após a partida. Ele disse que sua visão virou um problema depois de ter tomado um chega pra la de Draymond Green, e que não sabia se continuaria a ser um problema para o próximo jogo, sábado, em Houston.
“Está muito embaçada agora”, disse Harden. “Espero que melhore dia a dia.”
O armador dos Warriors Stephen Curry também chegou a deixar o jogo brevemente por conta de uma lesão ainda no primeiro quarto, deslocando o dedo médio da mão esquerda quando tentou desviar uma bola do pivô dos Rockets, Clint Capela. Curry perdeu alguns minutos enquanto fazia um raio-X, que deu resultado negativo, e um curativo de fitas para manter o dedo no lugar.
“Parecia feio quando ele levantou do chão”, disse o técnico dos Warriors, Steve Kerr. “Eu olhei para o dedo e estava apenas torcendo para que fosse um deslocamento e não uma fratura. E, felizmente, foi o que aconteceu. Se o incomodou, você pode perguntar isso a ele. Eu acho que eles fez grandes coisas por nós e nos deu motivação, pode não ter arremessado tão bem, mas fez um grande jogo por nós “.
Harden ficou ferido quando a mão esquerda de Green atingiu seu rosto com um pouco mais de cinco minutos de jogo. O contato, que não resultou em falta, ocorreu enquanto Harden estava tentando recuperar a bola do seu próprio arremesso errado depois de ir em direção à cesta, com Green também perseguindo a bola perdida.
Após o lance, Harden permaneceu com a cara no chão por toda a posse seguinte dos Warriors, que se aproveitaram a situação de 5 contra 4, fazendo com que Kevin Durant ficasse livre para uma bola de longa distância, que ele acertou. Os Rockets, logo em seguida, chamaram um tempo para que o “Barba” pudesse receber tratamento médico.
Enquanto Harden atravessava a quadra até o vestiário dos Rockets junto de alguns membros da equipe técnica, Green se aproximou dele para se desculpar. “Eu cometi um erro e o acertei nos olhos”, disse Green. “Só queria ver como ele estava. Não se trata de machucar ninguém aqui. Muitas vezes, as pessoas esquecem que quando um cara tem uma lesão, você vive com isso todos os dias, a cada segundo de cada dia. Não é sobre apenas este jogo”.
O “Barba” permaneceu algum tempo no vestiário até retornar ao banco dos Rockets com 9:38 faltando no segundo quarto. Entrando em quadra novamente dois minutos depois. Houston conseguiu reduzir o déficit de nove para cinco pontos no tempo em que Harden esteve fora.
“Ele foi machucado seriamente bem nos olhos, mas ele é assim”, disse o técnico do Rockets, Mike D’Antoni. “Quer dizer, eu não tinha a menor dúvida de que ele voltaria, a menos que fosse algo catastrófico. Tenho certeza de que ele adoraria ter jogado melhor. Diante das circunstâncias, eu achei que ele jogou muito bem.”.
Os problemas de Harden com sua visão não ficaram evidentes em sua performance no entanto. Na verdade, ele teve sua maior porcentagem aproveitamento na temporada (9-de-19, 47,4 %), apesar de ter errado os três primeiros arremessos antes de sofrer a lesão.
Todas as quatro assistências de James Harden ocorreram após a lesão. “Eu mal posso enxergar”, disse ele, que usou um colírio para atenuar a dor. “Apenas tentei ir lá e fazer o que pudesse para ajudar meus companheiros de equipe.”
(Foto: Reprodução Twitter/Houston Rockets)