11/07/2019 - 21h43

Em troca, Russell Westbrook vai para os Rockets e Chris Paul para o Thunder

Equipes trocam armadores e envolvem escolhas de Draft no negócio

Westbrook supera Lillard, Thunder dá o troco e vence os BlazersE o mercado da NBA não para! Nesta quinta-feira, o Houston Rockets adquiriu o contrato de Russell Westbrook em troca com o Oklahoma City Thunder, que em contrapartida recebe o veterano armador Chris Paul. A informação é de Adrian Wojnarowski, da ESPN americana.

O negócio também envolve escolhas de Draft. O Thunder, além de CP3, fica com picks de primeira rodada em 2024 e 2026, e além disso, tem o direito de inverter a posição com os Rockets nos recrutamentos de 2021 e 2025.

Depois de trocar Paul George com os Clippers, já era quase certo que Westbrook seria o próximo a ser negociado por OKC, que entra em processo de reconstrução. Diversos times entraram na conversa pelo armador, mas parece que os Rockets ofereceram um pacote mais rentável para os objetivos do Thunder.

Russ reeditará uma dupla com James Harden, de quem foi companheiro no começo de carreira no Thunder. Na época, o “Barba” ainda era um sexto homem, numa equipe que chegou à final da NBA em 2012 e tinha ainda Kevin Durant. Segundo Woj, a decisão pelos Rockets passou também pela preferência de Westbrook, que participou das negociações junto com o GM de OKC, Sam Presti.

Sob comando de James Harden e triple-double de Chris Paul, Rockets vencem os BlazersJá Chris Paul vivia um momento turbulento nos Rockets e era sabida a intenção da franquia em negociá-lo e a dele de sair, embora isso tenha sido negado pelas duas partes em algumas oportunidades. Veículos de imprensa nos Estados Unidos também relatavam que a relação entre o veterano armador e James Harden já não era das melhores.

Russell Westbrook tem 30 anos e vem de sua terceira temporada seguidas com médias de triple-double, registrando 22,9 pontos, 11,1 rebotes e 10,7 assistências. Ele foi MVP da temporada 2016-2017. Será seu segundo time diferente na carreira.

Já CP3, 34 anos, tem passagens por New Orleans Hornets (atual Pelicans), Los Angeles Clippers e Houston Rockets. Na temporada passada, ainda se mostrou um jogador de bom nível, com médias de 15,6 pontos, 8,2 assistências e 4,6 rebotes. Não é totalmente certo que ele fique no Thunder em meio a este claro processo de rebuild.

Westbrook leva para Houston um contrato de ainda quatro anos e US$ 170 milhões a receber, com uma player option na temporada 2022. O contrato de Paul também é bastante caro: são mais três anos e US$ 124 milhões pendentes, com player option em 2021.

Fotos: Reprodução Twitter / NBA; Houston Rockets

*Atualizado em 11 de julho de 2019, às 22h23.

Oddsshark