06/04/2019 - 02h32

Em duelo direto, Celtics mostram força e dominam os Pacers fora de casa

Boston cresce após o segundo quarto, bate Indiana e dá grande passo para conseguir o mando de quadra nos playoffs

Em duelo direto, Celtics mostram força e dominam os Pacers fora de casaEm provável prévia de um confronto de primeira rodada dos playoffs, Boston Celtics e Indiana Pacers mediram forças, nesta sexta-feira (5), no Bankers Life Fieldhouse, em Indianápolis. Melhor para os visitantes que cresceram após o segundo quarto, dominaram o jogo e venceram o concorrente direto por 117 a 97, dando um passo gigantesco para a conquista da vantagem do mando de quadra na próxima fase da NBA.

Com muitas oscilações ao longo do campeonato, Boston (48-32) vem crescendo nas últimas partidas e com a vitória abriu um jogo de vantagem sobre o rival desta noite, permanecendo na quarta posição da Conferência Leste. Além disso, é o quinto triunfo nos últimos seis jogos e o terceiro resultado positivo em quatro jogos contra Indiana na temporada regular, dando uma amostra do que pode ocorrer nos playoffs, já que as chances são grandes de eles se enfrentarem na fase seguinte.

Nas atuações individuais, destaque para Gordon Hayward, com 21 pontos e incríveis 100% de aproveitamento de quadra (FG 9-9). Com isso, ele se tornou o primeiro jogador dos Celtics a marcar mais de 20 pontos sem errar nenhum arremesso desde Kevin McHale (25 pontos) em 2 de março de 1986.

Apesar da excelente atuação, ele não foi o principal cestinha da franquia. O talentoso Jayson Tatum foi o líder nesse quesito e encerrou com 22 tentos, além de sete rebotes. Já Kyrie Irving começou muito bem, liderou a equipe nos dois períodos iniciais, porém não precisou ser exigido após o intervalo. O armador terminou com 17 pontos e seis assistências.

Do outro lado, os Pacers (47-33) sofreram a oitava derrota nos últimos 11 jogos, perderam uma ótima oportunidade de ultrapassar o adversário jogando em casa e agora precisam se contentar com o quinto lugar do Leste. Sem o armador Darren Collison, o time só conseguiu endurecer as ações no primeiro quarto e depois disso, foi batido facilmente.

Com uma produção baixíssima, ficou difícil enfatizar os melhores jogadores em quadra. Os principais pontuadores foram Myles Turner com apenas 15 pontos e os reservas Tyreke Evans e Domantas Sabonis, ambos com 12.

O JOGO

Os playoffs da NBA não começaram ainda, mas o duelo entre Boston Celtics e Indiana Pacers tinha um ingrediente mais do que especial, já que era um confronto direto na briga pelo mando de quadra, ou seja, um grande beneficio na fase decisiva da liga. Com esse panorama, o primeiro quarto foi muito equilibrado, com transições rápidas dos dois lados e ótima qualidade técnica. Sob o comando de Kyrie Irving (11 pontos), os Celtics iniciaram melhor e ficaram na frente do placar em boa parte do período. Entretanto, os Pacers responderam na reta final, guiados pelo suplente Domantas Sabonis (8 pontos). O time dominou o garrafão, virou o jogo e venceu a parcial por 27 a 24.

No segundo quarto, Boston voltou com tudo, deu o troco com uma corrida de 7 a 0, retornou para a liderança e mais consistente, controlou o período inteiro. Do outro lado, a maior preocupação de Indiana era segurar o ímpeto do adversário e permanecer próximo no marcador. Faltando três minutos para o intervalo, Irving, principal destaque da partida, até aquele momento, mostrou toda a sua genialidade, fez um giro estiloso, arremessou caindo para trás e converteu uma linda cesta, colocando Boston com dois dígitos de frente (50 a 40).

A partir daí, a situação ficou totalmente sob controle e a equipe do técnico Brad Stevens levou a melhor na parcial por 34 a 20, sendo 58 a 47 no geral, com direito a uma bandeja de Gordon Hayward no estouro do cronômetro.

No retorno, os Pacers tentaram colocar um ritmo mais forte no ataque, visando a encurtar a diferença, só que esqueceram da defesa. Com isso, os Celtics prosseguiram com bom aproveitamento, aumentaram a diferença e lideraram com tranquilidade o terceiro quarto também. Abatido, o time da casa não se achou mais em quadra, apesar de algumas intervenções do treinador Nate McMillan. Final do período e vantagem confortável para os visitantes: 91 a 74. Destaque para as boas performances do reserva de luxo Gordon Hayward e do jovem Jayson Tatum.

Já com vários suplentes em quadra, o último período foi apenas para cumprir o protocolo. Totalmente entregue, o Indiana Pacers não conseguiu esboçar qualquer reação. O Boston Celtics manteve o ritmo, abriu mais a diferença e conquistou uma excelente vitória fora de casa, crescendo no momento certo na competição, apesar das oscilações durante a temporada: 117 a 97.

Próximos jogos

Com mais dois jogos restantes de cada lado para o fim da temporada regular, ambos os times retornarão às quadras, neste domingo (7), em casa e contra equipes que estão vivas na luta pelos playoffs na Conferência Leste. No TD Garden, o Boston Celtics enfrentará o Orlando Magic e o Indiana Pacers receberá o Brooklyn Nets.

Confira a programação dos jogos que acontecem neste sábado (6):

Brooklyn Nets @ Milwaukee Bucks
Philadelphia 76ers @ Chicago Bulls

Foto: Divulgação Twitter / NBA

Oddsshark