Aaron Donald e Jaylen Brown rompem com agência de Kanye West
Artista e empresário emitiu nas últimas semanas diversos comentários preconceituosos; Adidas também anunciou quebra no contrato
Após comentários racistas, misóginos, gordofóbicos e antissemitas do artista e empresário Kanye West, o defensive end do Los Angeles Rams Aaron Donald e o ala do Boston Celtics Jaylen Brown decidiram romper os contratos com a Donda Sports – agência de marketing de West.
A multinacional alemã do ramo esportivo Adidas também era representada pela Donda Sports e anunciou, anteriormente nessa semana, que rompeu o contrato com a empresa.
Kanye West – que nos últimos meses tem adotado o nome artístico Ye, emitiu nas últimas semanas comentários preconceituosos para atacar à população negra, judia e também mulheres.
Como forma de não propagar “discurso de ódio e estereótipos extremamente perigosos”, o talk show da HBO The Shop – apresentado pelo ala do Los Angeles Lakers LeBron James, decidiu não exibir a edição em que Kanye West foi entrevistado.
Donald e a esposa Erica denunciaram as condutas de Kanye West e divulgaram uma nota sobre a decisão de deixar a Donda Sports. “Nós sentimos a responsabilidade de mandar uma clara mensagem sobre as palavras e ações de ódio, têm consequências, e que precisamos ser melhores como ser humano. Nossas opiniões e crenças não podem oprimir pessoas, povos, etnias e raças”.
Já Brown chegou a declarar na última segunda-feira (24) que continuaria na empresa, mas voltou atrás e afirmou que “irá continuar a ficar fortemente contra o antissemitismo, discursos de ódio e opressão de qualquer forma”.
A Donda Sports ganhou maior evidência em fevereiro deste ano, quando o wide receiver Antonio Brown foi nomeado presidente da organização. Na época, o atleta atualmente sem clube na NFL declarou que a agência comprou uma suíte no valor de US$ 2 milhões para o Super Bowl realizado no SoFi Stadium, em Los Angeles.
Donald e Brown foram as principais contratações da agência, que tem como foco representar o atleta em ações de marketing, mas sem relação com a negociação de contratos esportivos.
Foto: Reprodução/Twitter Around The NFL