09/04/2020 - 22h16

Doc Rivers acredita que Kawhi Leonard voltará em ótima forma

Técnico dos Clippers declarou que o astro estará 'fenomenal' e sua equipe preparada em possível retorno da NBA

kawhi-paul-george-clippers-sunsAinda sem previsão para o retorno da temporada da NBA, Doc Rivers está esperançoso sobre o futuro do Los Angeles Clippers. Em longa entrevista com jornalistas via videoconferência, nesta quarta-feira (8), o treinador se mostrou empolgado e revelou que tem certeza de que Kawhi Leonard, astro da franquia californiana, estará em forma “fenomenal” se houver a pós-temporada.

Enquanto as equipes da liga tentam permanecer fisicamente preparadas durante esse período de quarentena, em razão da pandemia global pelo coronavírus, o All-star de L.A. está conseguindo trabalhar melhor, algo que não conseguiu no ano passado, quando seu corpo ainda estava se recuperando de lesões. Mesmo assim, Kawhi conquistou o título da NBA pelo Toronto Raptors.

“Eu sei que o trabalho de Kawhi está intenso. Posso garantir isso”, disse Rivers. “E a diferença é que, durante a offseason, Leonard não conseguiu trabalhar, então agora ele tem essa folga e pode treinar. O Kawhi que veremos estará em forma fenomenal. PG [Paul George] é outro cara que estará em forma fenomenal”, acrescentou o técnico.

Antes da temporada ser suspensa no dia 11 de março, depois que Rudy Gobert, do Utah Jazz, testou positivo para COVID-19, os Clippers (44-20) estavam em grande sequência e haviam vencido sete de seus últimos oito jogos.

Após analisar todas as partidas nesse intervalo, Rivers falou que acredita que seu time está próximo do nível ideal, pois finalmente está saudável e desenvolvendo entrosamento.

“Somos muito bons”, afirmou Rivers. “O que eu sei de verdade é que nos últimos 10 jogos, estávamos nos transformando nos Clippers de verdade. Podíamos literalmente sentir isso… Começamos a entender um ao outro. Estávamos jogando sem problemas com Kawhi e PG. Até na derrota para o Los Angeles Lakers [em 8 de março], onde, na minha opinião, jogamos horrivelmente e foi um dos nossos jogos de retrocesso, ainda assim tivemos chance de ganhar, entende?”.

Visando ao futuro, Doc Rivers solicitou para seus assistentes técnicos estudarem os possíveis oponentes dos playoffs, no caso de Los Angeles permanecer em segundo lugar da Conferência Oeste. De maneira confiante, o treinador declarou que se pergunta sempre sobre as possibilidades para a pós-temporada da NBA, incluindo se pode ocorrer algo diferente como “torneio no estilo da NCAA” ou em formato de melhor de três partidas. Entretanto, ele enfatizou que seus comandados estão preparados para quaisquer cenários.

“Jogaremos em qualquer lugar… Acho que é assim que a nossa equipe se sente. Não nos importamos onde, quando, por quê. Só queremos ir atrás do nosso objetivo”.

Por isso, os Clippers estão tentando manter seus jogadores na melhor forma possível, inclusive, fornecendo equipamentos de treino pessoal para eles construírem verdadeiras academias dentro de casa, se necessário.

“Nossa equipe médica e de desempenho fez um ótimo trabalho. Vendo o que está por vir, tivemos que colocar uma academia para cada um de nossos jogadores”, acrescentou Lawrence Frank, presidente de operações de basquete de Los Angeles.

A equipe realizou exercícios para os jogadores através do Zoom (ferramenta de videoconferência), inclusive com nove atletas participando dos treinos em vídeo ao mesmo tempo, ocasionalmente. Apesar disso, Frank explicou ainda que poucos jogadores dos Clippers podem treinar arremessando uma bola de basquete.

“Só alguns rapazes têm aros disponíveis. Tivemos um atleta que tentou dirigir por toda Los Angeles para encontrar um aro ao ar livre, mas todas as tabelas foram retiradas”.

Doc Rivers está fazendo o possível para manter seu elenco preparado e motivado. Para isso, ele conversa com três ou quatro jogadores todos os dias e usa o Zoom para realizar reuniões com seus auxiliares por até três vezes por semana.

“Você pode dizer que nossos jogadores estão investindo na temporada. Eles não querem que esta temporada termine. E estão trabalhando como se não fosse terminar mesmo”.

Mudando de assunto, o treinador ex-Boston Celtics citou também que conversou com o seu ex-jogador Kevin Garnett, depois que ele foi nomeado para o Hall da Fama do basquete 2020, no sábado (4). Garnett, que é sempre polêmico em suas declarações, abordou que se a NBA continuar, esse playoff poderia ser o melhor de todos os tempos, pois todos os times devem estar saudáveis até lá.

“No estilo típico de KG, ele basicamente disse: ‘Eu não quero ouvir nenhuma desculpa de m…!'”, confessou Rivers de maneira irreverente. “Realmente, se pudermos voltar e os rapazes pegarem o ritmo a tempo, isso será o ponto chave. Acredito que podem ser os playoffs mais bem jogados da história”, concordou e concluiu um dos treinadores mais renomados da NBA.

Foto: Reprodução Twitter/Los Angeles Clippers

Oddsshark