30/05/2020 - 01h27

Dirigentes das equipes respondem pesquisa e querem retorno direto aos playoffs

Pesquisa revelou que maioria dos GMs gostaria que a liga voltasse já na pós-temporada

Após um longo período de incerteza sobre o futuro da temporada 2019-20 da NBA, diversos aspectos estão se encaminhando para uma definição. O conselho de administração da NBA se reuniu na tarde desta sexta-feira (29) e a provável data do retorno e o formato que restante da temporada terá devem ser anunciados em breve. Certo mesmo, por enquanto, só o resultado da pesquisa que a ESPN realizou com os 30 gerentes gerais das equipes.

A pesquisa abordou uma variedade de tópicos, variando de tamanho do elenco, quantidade de jogos e equipes, mas sobretudo o que parece ser central nas discussões atualmente, que é qual formato terá o restante da temporada. Na pergunta sobre o tema, mais da metade dos dirigentes respondeu que gostaria de que a liga voltasse apenas com as 16 equipes típicas dos playoffs. As outras opções eram:

– Retomar a temporada regular com todas as 30 equipes, seguido de um torneio de play-in (8 votos).
– Ir direto para os playoffs com um torneio de play-in ou uma fase de grupos ao estilo da Copa do Mundo (5 votos).
– Continuar a temporada regular com todas as 30 equipes e depois ir direto para os playoffs (1 voto).

Outra pergunta interessante foi sobre a possibilidade de playoffs expandidos, com mais equipes do que as 16 tradicionais. Houve 15 votos em 20 equipes, enquanto sete votaram em 24, cinco em 18 e três em 22.

Quando perguntados se os playoffs deveriam flexibilizar a montagem dos elencos, por exemplo, tendo a possibilidade de substituir jogadores marginalizados por lesão ou doença, apenas duas equipes votaram em nenhuma das opções. Doze votaram em listas ampliadas e 16 votaram em uma maior capacidade de substituir jogadores que estão lesionados ou doentes.

A pergunta que teve as respostas mais divididas foi sobre quando a temporada deveria terminar. Das cinco opções – 7 de setembro, 15 de setembro, 1º de outubro, 15 de outubro e 1º de novembro – nenhuma recebeu 10 ou mais votos. Primeiro de outubro liderou com nove votos.

A temporada 2019-20 da NBA está suspensa desde o dia 11 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

(Foto: Reprodução Facebook / Adam Silver)

Oddsshark