Detroit Pistons aproveita ausência de Anthony Davis e derrota Los Angeles Lakers
Atuais campeões sofrem a segunda derrota seguida, e perdem liderança da conferência oeste
O Detroit Pistons derrotou o Los Angeles Lakers nesta quinta-feira (29) pelo placar de 107 a 92 na Little Caesars Arena, em Detroit. Os atuais campeões chegam à sua segunda derrota seguida, e perderam a liderança da conferência oeste após sofrer com a ausência de Anthony Davis, que não atuou devido a uma lesão no quadril.
O destaque da partida foi o ala-pivô Blake Griffin, que teve atuação de 23 pontos e seis assistências em pouco menos de 35 minutos e meio em quadra. Wayne Ellington encerrou a noite com 20 pontos, e viu Mason Plumlee contribuir com 17 pontos e 10 rebotes. Pelos Lakers, LeBron James flertou com o triplo duplo com 22 pontos, sete rebotes e 10 assistências, e recebeu contribuições de Kyle Kuzma (22 pontos e 10 rebotes) e do bancário Talen Horton-Tucker (13 pontos).
Os jogadores de Dwayne Casey foram melhores no aproveitamento de arremessos (46% contra 40,9%), no aproveitamento de lances livres (100% contra 66,7%), nas assistências (27 contra 25), nos rebotes defensivos (33 contra 32), nos roubos de bola (quatro contra dois), nos turnovers (oito contra 11) e nos pontos anotados em turnovers (16 contra cinco). Os comandados de Frank Vogel se saíram na frente no aproveitamento de arremessos de três pontos (42,9% contra 38,9%), nos rebotes ofensivos (12 contra cinco) e nos tocos (três contra dois).
O JOGO
Os primeiros 12 minutos de jogo mostraram que a partida seria muito equilibrada, ocorrendo dois empates e nove trocas de liderança, sendo cinco para os Lakers e quatro para os Pistons. A equipe da casa chegou a abrir boa diferença, ficando próximo de abrir 10 pontos de vantagem nos minutos finais do período. Graças ao lado defensivo da equipe de Michigan, os tricampeões da NBA conseguiram se manter na frente, mas viram Josh Jackson errar o arremesso final para vencer o primeiro quarto por 34 a 31.
No segundo quarto, a partida continuou equilibrada, ocorrendo novamente os dois empates mas com as trocas de liderança caindo de nove para três, sendo duas dos visitantes e uma dos mandantes. Os Pistons não conseguiram abrir uma vantagem acima dos cinco pontos, permitindo com que os Lakers ficassem na frente por sete pontos após Kuzma converter uma bandeja. A equipe da casa conseguiu diminuir a diferença no marcador, e o arremesso errado de Dennis Schroder da quadra de defesa fez com que as equipes fossem para os vestiários com vitória dos atuais campeões por 58 a 56 (27 a 22 no quarto).
Na volta para a quadra, a partida continuou mostrando o seu equilíbrio entre as duas equipes, tendo novamente três trocas de liderança (sendo agora duas para os mandantes) e as vezes que o placar registrou o empate em três oportunidades. Os Pistons conseguiram passar dos cinco pontos de frente, mas não conseguiam aproveitar as chances para deixar a vantagem nos dígitos duplos. LeBron não conseguiu acertar a tentativa final do período, e viu o relógio decretar o início do último quarto com os Lakers perdendo por 82 a 78 (26 a 20 no quarto).
Os últimos 12 minutos reservaram um novo jogo a parte com os Pistons conseguindo se manter na frente durante todo o tempo. A diferença, que no período chegou a ser de, no mínimo, dois pontos, atingiu o pico com uma corrida de 16 a 0 pela equipe da casa, abrindo uma vantagem de 18 pontos quando restava um minuto para o fim da partida graças a uma bola de três pontos de Ellington. Os Pistons, com o placar decidido, colocaram seus reservas em quadra, e só precisaram esperar o cronômetro zerar pela última vez para decretar a vitória no quarto por 25 a 14 e nos 48 minutos por 107 a 92.
APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, o Detroit Pistons conquista o seu quinto triunfo na temporada, mas se mantém na vice-lanterna da conferência leste com 26,3% de aproveitamento (5-14). O Los Angeles Lakers sofre o seu sexto revés no campeonato, a segunda derrota consecutiva e cai da primeira para a terceira posição do oeste norte-americano com 70% de aproveitamento (14-6).
O próximo compromisso dos Pistons está marcado para este sábado (30) às 0h, quando continua no oeste dos Estados Unidos e encara o Golden State Warriors (10-8) no Chase Center, em San Francisco. Os Lakers retornam à quadra no mesmo dia às 22h30, quando viaja à Boston para encarar os Celtics (10-7) no TD Garden com direito a transmissão para o Brasil pela ESPN.
Foto: Reprodução Twitter/Detroit Pistons