17/12/2019 - 18h06

Deandre Ayton está liberado para jogar após cumprir suspensão de 25 jogos

Pivô do Phoenix Suns fou punido por violar políticas antidrogas da liga; Ayton pode retornar já nesta terça-feira (17)

Primeira escolha do Draft do ano passado, Deandre Ayton está liberado para voltar ao time do Phoenix Suns a partir desta terça-feira (17).

O pivô cumpriu uma suspensão de 25 jogos por ter violado leis antidrogas da NBA. O jogador, inclusive, já pode retornar às quadras no jogo desta noite, quando a franquia do Arizona visita o Los Angeles Clippers (à meia-noite e meia, horário de Brasília).

A punição ocorreu no dia 24 de outubro, já que o exame demonstrou que o atleta usou diurético, uma substância proibida pela liga. Na época, Ayton pediu desculpas publicamente pelo ocorrido.

“Quero me desculpar com minha família, toda a organização do Suns, meus companheiros de equipe, parceiros, nossos fãs e a comunidade de Phoenix. Usei algo em meu corpo que eu desconhecia completamente. Entendo o impacto infeliz que isso tem sobre tantos outros, e sinto muito por isso. Estou extremamente decepcionado por ter decepcionado minha equipe.”, disse Ayton.

Entretanto, vale ressaltar que quando houve a suspensão para o pivô, a ESPN norte-americana informou que NBPA (National Basketball Players Association) estava se preparando para abrir um processo de arbitragem em nome de Ayton, alegando “ingestão não intencional”. A apelação não funcionou.

Na semana passada, o técnico da equipe dos Suns, Monty Williams, explicou que a volta dele seria de extrema importância para o elenco e para o resto da temporada.

“Ele foi pego logo no primeiro jogo, quando vencemos bem e ele jogou bem. Eu sinto que ele vai voltar e todos vão estar felizes e empolgados com a sua volta”, declarou o treinador.

E quem está contente por sua volta é o seu companheiro de time e de posição Frank Kaminsky, que abordou sobre a importância de Ayton para o time dentro de quadra, mesmo perdendo minutos com o retorno do titular.

“Ele tem muita frustração e energia acumulados, que eu sei que está pronto para descarregar. Será muito bom para a equipe sua volta”, exclamou Kaminsky, que formou dupla com Aron Baynes no garrafão durante esse tempo em que a franquia de Phoenix venceu 10 e perdeu 14 vezes.

Naquele jogo de estreia, na vitória da franquia dentro de casa sobre o Sacramento Kings, Ayton teve 18 pontos e 11 rebotes. Números que se assemelham aos da temporada de novato (16,3 pontos e 10,3 rebotes).

Crédito da foto: (Reprodução/Phoenix Suns Facebook)

Oddsshark