24/10/2019 - 23h44

Deandre Ayton é suspenso por 25 jogos da NBA por uso de substância proibida

Jovem pivô dos Suns é pego em exame por uso de diurético; ele pediu desculpas publicamente em comunicado oficial

Deandre Ayton, do Phoenix Suns, foi punido em 25 jogos de suspensão pela NBA por conta do uso de uma substância proibida e banida, um diurético, depois de ser pego no exame antidoping, segundo anunciou a própria liga.

O jovem se pronunciou oficialmente em comunicado sobre o caso e pediu desculpas para sua família, franquia e companheiros:

“Quero me desculpar com minha família, toda a organização do Suns, meus companheiros de equipe, parceiros, nossos fãs e a comunidade de Phoenix. Usei algo em meu corpo que eu desconhecia completamente. Entendo o impacto infeliz que isso tem sobre tantos outros, e sinto muito por isso. Estou extremamente decepcionado por ter decepcionado minha equipe. Vou continuar trabalhando com a NBPA para passar por arbitragem e tenho esperança de uma resolução positiva.”

Adrian Wojnarowski, jornalista americano da ESPN, informou que a NBPA (Associação de jogadores da NBA) planeja entrar com um processo e auxiliar o atleta referente à suspensão, na esperança de reduzir ou rescindir a penalidade do jovem. O atleta está entrando com o recurso com base em “ingestão não intencional”.

Ayton, pivô de 21 anos, está em sua segunda temporada da NBA depois de ser escolhido como a primeira escolha geral no Draft de 2018. Ele somou 18 pontos e 11 rebotes na vitória dos Suns contra o Sacramento Kings na rodada inicial da nova temporada regular de 2019/20, na quarta-feira (23).

Suspensões desse teor não são comuns na NBA. Ayton é apenas o 11º jogador desde 2011 a ser suspenso pela política de drogas da liga.

Se caso a suspensão do pivô permanecer, isso será uma grande perda para Phoenix. A vitória por 124 a 95 contra Sacramento foi um começo promissor, com Deandre Ayton dominando o garrafão e sendo eficiente. Aron Baynes deve ser o substituto para a vaga de Ayton durante sua ausência.

Crédito da foto: Reprodução/Phoenix Suns Facebook

Oddsshark