Comissário da NBA se inspira em futebol para criar torneio paralelo
Adam Silver planeja mais um troféu para a temporada e procura inspiração nas ligas de futebol europeias
O comissário da NBA, Adam Silver, não se cansa de buscar novas alternativas para cativar os fãs. Recentemente, ele anunciou a possibilidade de mudanças de horário nos jogos, e agora ele busca inspiração nas ligas de futebol para talvez criar um torneio paralelo à tradicional disputa atual.
Silver admitiu que as ideias ainda estão “na fase conceitual”, segundo Marc Stein, do New York Times. Disse também que a liga estuda dois tipos de torneios em potencial: um culminaria em um Final Four durante o fim de semana All-Star, enquanto o outro aconteceria no final da temporada, proporcionando às equipes já eliminadas uma segunda chance de participar de algo parecido com os playoffs.
“Cabe a mim estar constantemente olhando para outras organizações e vendo o que é que podemos fazer melhor e aprender com elas”, disse Silver. “No caso do futebol europeu, acho que há algo que podemos aprender com eles”.
Embora isso pareça estranho ao basquete americano, nas ligas de futebol de todo o mundo é bem comum os clubes competirem simultaneamente em torneios nacionais em formato de pontos corridos e copas (mata-mata). Seria como no Brasil jogar o campeonato brasileiro e a Copa do Brasil. Na Inglaterra, tem a Premier League, a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga. Muitos países possuem este formato em que a copa tem uma prioridade mais baixa pelos clubes maiores, o que proporciona às equipes menores uma oportunidade maior de sucesso.
Com certeza o acréscimo de mais jogos na temporada pode ser visto com maus olhos, principalmente pelos jogadores, mas Silver deixou claro: “Estou olhando as coisas do ponto de vista dos fãs. Estou pensando em como criar uma experiência e uma temporada mais empolgante, especialmente em um mercado de mídia em rápida mutação, onde os fãs votam, em essência, todos os dias, se querem assistir ao seu produto”.
Apesar de ser uma mudança que encontra resistências nos mais tradicionais e deve ser feita aos poucos, Silver aparentemente traçou um prazo: “Outro marcador para mim é que estamos a algumas temporadas do nosso 75º aniversário. Acho que esse marco nos dá um pilar para pensar sobre a história da liga e do experimento – talvez apenas para o 75º aniversário – com algum potencial de alteração.” A temporada 2021-22 será a 75ª temporada da NBA.
Foto: Reprodução Facebook / Adam Silver