Comissário da NBA descarta mudanças no sistema do draft
Adam Silver anuncia que avaliará impacto do novo teto salarial antes de considerar alterações no draft
Uma das principais discussões envolvendo a NBA nas últimas temporadas seguirá sem alteração pelos próximos anos. Em entrevista ao jornal Boston Globe, o Comissário da Liga, Adam Silver, anunciou que não haverá mudanças imediatas no sistema do draft, principal forma de acesso de novos jogadores às franquias.
Atualmente, a definição da ordem das primeiras 14 escolhas do draft é feita através de sorteio entre as franquias que não se classificaram aos playoffs na temporada anterior, com preferência para as que tiveram pior desempenho. Ou seja, a equipe que obteve os piores resultados em uma temporada tem maiores chances de obter o direito à primeira escolha no sorteio.
Este modelo causa muita discussão sobre seu impacto na competitividade na Liga, já que algumas equipes, como o Philadelphia 76ers, vêm deliberadamente montando elencos menos fortes do que poderiam para aumentar suas chances de contar com a primeira escolha nas seleções seguintes.
“Há uma percepção de que a loteria (as primeiras 14 escolhas) é a única maneira de construir um time. Com o grande incremento nas receitas de contratos de televisão e o aumento do teto salarial que teremos na próxima temporada, os proprietários concluíram que devemos observar o que vai acontecer primeiro, ainda que tenhamos a convicção de que devemos repensar o sistema de draft”, explicou o comissário.
O novo contrato de televisão mencionado por Silver pagará à NBA quase 24 bilhões de dólares pelas próximas nove temporadas, o dobro previsto no acordo atual. Com o aumento do volume de dinheiro, aumentará também o teto salarial da liga, que nesta temporada é de 67 milhões de dólares para cada franquia. Após uma melhor avaliação do novo cenário, mudanças no sistema de draft serão estudadas.
“Levará alguns anos. Teremos um aumento de receita muito grande nas próximas temporadas e vamos ver como as franquias e os jogadores reagem. Sempre que há uma mudança, acontecem consequências que não foram previstas, a não ser que todos entendam as regras da mesma forma. Precisamos discutir cuidadosamente todas as mudanças que fazemos, então vamos deixar este assunto de lado por um tempo”, concluiu Silver.