09/04/2020 - 14h21

Com astros da NBA, torneio de arremessos HORSE tem participantes e data definidos

Entre os covidados para o tradicional jogo de quadras de rua estão Chris Paul e Trae Young da NBA e Tamika Catchings ex-WNBA

NEW ORLEANS, LOUISIANA - MARCH 26: Trae Young #11 of the Atlanta Hawks reacts during a game against the New Orleans Pelicans at the Smoothie King Center on March 26, 2019 in New Orleans, LouisianaA NBA e a ESPN finalizaram os planos para televisionar uma competição de HORSE, jogo de arremessos “inventivos” bastante popular nos Estados Unidos e entre os jogadores da liga. Evento terá a participação das estrelas Chris Paul, do Oklahoma City Thunder, Trae Young, do Atlanta Hawks, e Zach LaVine, do Chicago Bulls. A notícia foi confirmada pela liga nesta quinta-feira (9) após ser ventilada pelo jornalista Adrian Wojnarowski.

O NBA HORSE Challenge, como está sendo chamado, incluirá também algumas jogadoras e ex-estrelas da WNBA, como Tamika Catchings, membro Hall da Fama, e alguns outros ex-jogadores da NBA, jogando em um formato de eliminação única.

Os jogadores serão filmados competindo em suas próprias cidades – em quadras internas ou externas – e competirão arremesso por arremesso no tradicional jogo de playground.

Os confrontos da primeira rodada ficaram assim: Trae Young vs. Chauncey Billups, Tamika Catchings vs. Mike Conley, Zach LaVine vs. Paul Pierce e Chris Paul vs. Allie Quigley (Chicago Sky).

Todos os confrontos da primeira rodada serão domingo, dia 12, das 20 às 22 horas no horário de Brasília, com as semifinais e a grande final ocorrendo dia 16 de abril, a partir das 22h. No Brasil, todas as fases do evento serão transmitidas no dia 16, a partir das 20h, na ESPN 2.

Young, all-star nesta temporada, sua segunda aparição, brincou no Twitter com LaVine, duas vezes campeão do Torneio de Enterradas da NBA, sobre a participação no evento: “não vale enterrar”.

A State Farm, patrocinadora do evento, doará mais de US$ 200 mil em apoio aos esforços de resposta ao coronavírus.

As regras do jogo consistem de um pequeno torneio de arremessos criativos entre, no mínimo, dois adversários. O componente que inicia cada rodada é quem detém o “controle” daquela rodada. Ele é responsável por escolher o arremesso daquela e este pode ser de qualquer tipo e lugar da quadra (exemplo: de costas, por debaixo das pernas, do lance livre).

Se ele converte, todos os outros têm que acertar, do mesmo modo. Quem não converte, recebe as letras, na ordem H-O-R-S-E, rodada a rodada, e acaba por ser eliminado da disputa caso acumule as cinco. Caso a pessoa que inicia a rodada não converta o arremesso por ela criado, não há punição com letra, apenas o controle da rodada passa para outra pessoa. Quem sobreviver até o fim, é o vencedor.

Confira um vídeo abaixo para ver uma partida na prática, entre Kevin Durant e Rajon Rondo, e se preparar para acompanhar o torneio:

A NBA suspendeu o campeonato em 12 de março por causa da pandemia de coronavírus, e não há expectativa de que a liga possa retomar tão cedo. Além disso, os atuais protocolos de isolamento da NBA proíbem os jogadores de realizar qualquer competição juntos no mesmo local.

(Foto: Jonathan Bachman/Getty Images)

*Atualizado em 9 de abril de 2020, às 17h50

Oddsshark