28/12/2019 - 01h50

Com arremesso decisivo de Goran Dragic, Heat derrota Pacers em casa

Franquia de Miami conquista a 14ª vitória em casa após minutos finais de pegar fogo e belo jogo coletivo

Com arremesso decisivo de Goran Dragic, Heat derrota Pacers em casaO Miami Heat derrotou o Indiana Pacers nesta sexta-feira (27) pelo placar de 113 a 112 na American Airlines Arena, em Miami. O final da partida acabou pegando fogo, e a franquia da casa garantiu a 14ª vitória em seus domínios graças ao arremesso decisivo de Goran Dragic e com um bom jogo coletivo após seis dos nove jogadores que entraram em quadra anotarem pelo menos 10 pontos.

O destaque da partida foi Jimmy Butler, que foi responsável por 20 pontos, nove rebotes e seis assistências em cerca de 33 minutos em quadra. Bam Adebayo teve boa atuação com 18 pontos e 15 rebotes, enquanto Kendrick Nunn ajudou com 17 pontos, quatro rebotes e quatro assistências, se tornando o novato da franquia a conquistar pelo menos 500 pontos na carreira em menos jogos. Goran Dragic, o herói da noite, fechou suas estatísticas com 14 pontos e seis assistências. Pelos Pacers, Aaron Holiday chamou a atenção com 17 pontos e nove assistências, recebendo contribuições de Jeremy Lamb (16 pontos e quatro rebotes) e de Myles Turner (13 pontos e seis rebotes).

Os jogadores de Erik Spoelstra foram melhores no aproveitamento de lances livres (89,5% contra 83,3%), em assistências (29 contra 27) e nos rebotes ofensivos (14 contra dois) e defensivos (42 contra 32). Os comandados de Nate McMillan se saíram na frente no aproveitamento de arremessos (48,9% contra 44,9%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (45,2% contra 42,1%), em roubos de bola (oito contra três), em tocos (quatro contra dois), em turnovers (quatro contra 13) e em pontos anotados em turnovers (15 contra dois).

O JOGO

O primeiro quarto já mostrou que a partida seria bem disputada, ocorrendo seis trocas de liderança a partir do momento que a bola subiu no meio da quadra (três para cada lado). Quem acabou se saindo melhor foram os Pacers, que chegaram a abrir seis pontos de frente após uma cesta de três convertida por Turner com cerca de quatro minutos a serem disputados ainda. O Heat conseguiu diminuir a diferença nos minutos seguintes, mas o erro de Derrick Jones Jr. no perímetro com menos de um segundo no relógio fez com que a equipe da casa fechasse os primeiros 12 minutos do confronto perdendo por 27 a 25.

No segundo quarto, os Pacers voltaram a abrir uma larga vantagem em seu adversário, chegando a ficar próxima dos dígitos duplos quando Doug McDermott converteu um arremesso de dois pontos para deixar a diferença em nove pontos. Porém, a vantagem foi caindo e voltaram a ocorrer as trocas de liderança, sendo novamente de seis (quatro para o Heat) e dois empates. Nunn e Jones Jr. protagonizaram uma jogada nostálgica, quando o armador fez passe para uma ponte aérea para o ala-pivô enterrar em cima do marcador, lembrando uma jogada ocorrida entre Dwyane Wade e LeBron James na época do Big Three (confira abaixo). Duncan Robinson converteu um arremesso de três pontos nos segundos finais, e viu Justin Holiday errar uma tentativa dentro do perímetro com três segundos no relógio para as equipes irem ao vestiário com a vitória da equipe da casa por 58 a 55 (33 a 28 no quarto).

Na volta para a quadra, o Heat conseguiu se manter na liderança mesmo depois de sofrer com duas perdas da vantagem no marcador e dois empates no terceiro período. Mesmo ficando atrás no placar, a equipe conseguiu dar a volta por cima ao não permitir que a diferença dos Pacers fosse maior do que um ponto e fazendo o placar registrar o comando da franquia de Miami. Jones Jr. garantiu o rebote após erro no arremesso de T.J. McConnell, e arremessou da quadra de defesa mas não conseguiu fazer a bola entrar no aro, encerrando o terceiro quarto por 84 a 82 (27 a 26 para os Pacers no quarto).

Nos últimos 12 minutos, o Heat conseguiu ficar perto de ficar com pelo menos 10 pontos de frente após Dragic e Tyler Herro converterem arremessos de três pontos para deixar a equipe da casa com nove pontos de liderança. Mas os Pacers fizeram com que a diferença fosse caindo e voltando a deixar o confronto disputado nos minutos finais, ocorrendo seis trocas de liderança (três para cada lado). A vantagem final acabou sendo dos mandantes que, depois de erros de arremesso de Butler e de Nunn, conseguiram reassumir a frente do placar com um arremesso do camisa 7 com cerca de sete segundos no relógio. Aaron Holiday tentou levar a vitória para o time de Indianápolis, mas a bola tocou no aro e viu Adebayo pegar o rebote para encerrar o duelo com a vitória do elenco da Flórida por 113 a 112 após perder novamente o quarto por 30 a 29.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a vitória, o Miami Heat conquista o 23º triunfo na temporada e o 14º em casa e assume a terceira posição da Conferência Leste com 74,2% de aproveitamento no campeonato e 93,3% em seus domínios. O Indiana Pacers sofre a 11ª derrota no torneio, e fica na sexta posição do leste norte-americano com 65,6% de aproveitamento.

O próximo compromisso do Heat será neste sábado (28), quando receberá o Philadelphia 76ers (23-11) às 22h na AmericanAirlines Arena, em Miami. Uma hora antes, às 21h, os Pacers viajam para New Orleans para encarar os Pelicans (9-23) no Smoothie King Center. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 8 de janeiro, quando o confronto ocorrerá às 21h no Bankers Life Fieldhouse, em Indiana.

Foto: Reprodução Twitter/Miami Heat

Oddsshark