19/06/2016 - 23h47

Cleveland Cavaliers vence jogo 7 e é campeão da NBA

Com LeBron James MVP, Cavaliers vencem Warriors em jogo épico e são campeões da NBA pela primeira vez

LeBron e Love celebram título da NBADepois de 52 anos sem um título na cidade e 1-3 contra na série final, neste domingo (19), o Cleveland Cavaliers venceu um agônico jogo 7 nas Finais da NBA contra o Golden State Warriors por 93 a 89 e foi o campeão da liga pela primeira vez em sua história. Os Cavaliers tornaram-se a primeira franquia a virar um 1-3 na história das Finais da NBA, calando a lotada Oracle Arena.

LeBron James teve uma atuação digna de sua posição na equipe e na NBA, com um triple-double de 27 pontos, 11 rebotes e 11 assistências, sendo o líder da equipe. A marca foi alcançada pela sétima vez pelo ala em Finais, colocando o astro atrás apenas de Magic Johnson (8) em Finais. Terminando a série como líder em pontos, rebotes, assistências, roubos e tocos entre todos os jogadores, não se teve dúvidas e LeBron foi coroado MVP das Finais, feito atingido pelo jogador em seus três títulos.

Kyrie Irving não esteve atrás do ala, anotando 26 pontos no jogo 7. Porém, mais importante que isso, o armador acertou uma bola de três a 53s para o fim da partida, quando o placar apontava 89-89. Importante na última partida, J.R. Smith novamente foi bem, contribuindo com 12 pontos. Com bom início de partida, Kevin Love terminou com nove pontos e 14 rebotes.

Pelos Warriors, Draymond Green foi excelente e fatalmente seria o MVP das Finais caso seu Golden State tivesse faturado o título. Green teve 32 pontos (15 no segundo quarto), 15 rebotes e nove assistências, terminando como cestinha do jogo. Stephen Curry e Klay Thompson novamente foram bem vigiados e acabaram amassando o aro. Curry foi a 17 pontos em 6/19 arremessos convertidos, enquanto Thompson terminou com 14 pontos, acertando 6/17 arremessos de quadra.

lebron-cleveland-cavaliers-iguodala-getty-nba

Sem Andrew Bogut e com Andre Iguodala sofrendo com dores nas costas, Steve Kerr optou por iniciar a partida com o pivô Festus Ezeli e pareceu que isso poderia causar algum estrago à festa dos rebotes que Cleveland fazia até então. Só pareceu, porque o pivô nigeriano mal ficou em quadra e Love assumiu a posição nos rebotes. Com equilíbrio até então ainda não visto na série, o primeiro quarto terminou 23-22 para Cleveland. Com a mão calibrada de fora, Green (chegou a 5/5 nas bolas de três até o intervalo) liderou Golden State no segundo período e os Warriors foram para o intervalo vencendo por 49-42.

O terceiro período começou e a vantagem da equipe da casa foi logo dizimada, com uma sequência de 8-0 imposta pelos visitantes. Irving liderou no terceiro quarto e Cleveland chegou aos 12 minutos finais da temporada com uma vantagem mínima, 77-76.

Último quarto e o nervosismo era claro dos dois lados, com excesso de erros nos arremessos, faltas e desperdícios de bola. LeBron James teve que tomar as rédeas da situação, pontuando, brigando por rebotes e dando um toco sensacional em Iguodala, para coroar sua atuação. Com o jogo empatado em 89, Irving acertou uma bola de três a 53s do fim e LeBron anotou um lance-livre para abrir quatro pontos e finalizar a partida e o título. Ilustrando o equilíbrio, a partida teve 20 trocas de liderança e 11 momentos em que esteve empatada, algo que não havia acontecido em toda a série.

(Fotos: Ezra Shaw / Getty Images; Thearon W. Henderson / Getty Images)

Oddsshark