Cleveland busca um treinador para substituir Mike Brown antes do Draft
Blatt, Gentry e Lue são os favoritos para assumir os Cavaliers
O Cleveland Cavaliers teve a sorte de ter a primeira escolha do Draft da NBA. Porém, antes de preocupar com qual universitário escolher ou sobre uma possível volta de LeBron James, a franquia tem a tarefa de escolher um novo técnico. Desde a demissão de Mike Brown em 12 de maio, o time de Ohio continua sem um comandante e a diretoria espera contratar um antes do dia 26 – data do Draft.
De acordo com o Mourning Journal, a diretoria dos Cavs selecionou três nomes finais para o cargo. São eles: Alvin Gentry e Tyronn Lue, ambos assistentes de Doc Rivers no Los Angeles Clippers, e David Blatt, treinador do Maccabi Tel Aviv, atual campeão da Euroliga.
Numa conferência de imprensa no dia 12 de junho, David Blatt, de 55 anos, afirmou que deixaria o cargo de técnico do Maccabi e que inclusive, já teria conversado com gerente dos Cavaliers, David Griffin, sobre o emprego. Blatt vai viajar para Cleveland na próxima semana, e caso não acerte com a franquia, pode se tornar auxiliar de Steve Kerr nos Golden State Warriors.
Blatt parece ser o favorito para assumir o cargo, os nomes de Lue e Gentry estão na mesa do presidente Dan Gilbert. O que pode dificultar a negociação com Tyronn Lue, é a sua falta de experiência. Aos 37 anos de idade, o ex-armador largou as quadras em 2009 e desde a aposentadoria, virou assistente técnico de Doc Rivers – de 2009 a 2013 no Boston Celtics e em 2014 no Los Angeles Clippers.
Já Alvim Gentry é experiente e tem 12 anos como técnico principal. Já dirigiu Miami Heat (1994), Detroit Pistons (1998-2000), Los Angeles Clippers (2001-03) e Phoenix Suns (2009-13). O que pode comprometer a vinda do treinador de 59 anos é seu baixo percentual de vitórias na carreira. Ao todo, foram 705 jogos à beira da quadra, com 335 vitórias e 370 derrotas. Um aproveitamento de apenas 47,5%.
Rumores já apontaram também para o comentarista a ESPN americana Mark Jackson, demitido dos Warriors após a derrota na primeira fase dos playoffs para os Clippers; e para o assistente do Indiana Pacers, Nate McMillan. Seja quem for o escolhido, é provável que ele seja conhecido antes do Draft, que ocorre no dia 26 de junho.