Chris Finch desponta como possível técnico do Indiana Pacers
Ex-assistente técnico do New Orleans Pelicans tem atributos que chamam a atenção da equipe de Indiana
Após a demissão do técnico Nate McMillan, o Indina Pacers está monitorando o mercado para encontrar a melhor opção para treinar o time na próxima temporada. Nesta busca, alguns nomes interessantes já surgiram, como o de Chaunce Billups e de Becky Hammon. Agora é a vez de Chris Finch ser considerado o favorito para o trabalho.
De acordo com Kevin O’Connor, do The Ringer, o ex-assistente do New Orleans Pelicans é considerado o novo favorito para comandar os Pacers. Dois assistentes do Miami Heat, Chris Quinn e Dan Craig, também farão uma entrevista. Billups e Dave Joerger foram entrevistados no início do processo, e também já se ventilou o nome de Mike D’Antoni.
Uma característica de Finch que chama atenção é a semelhança do seu currículo com o de Nick Nurse. Assim como Nurse, ele também treinou times na Europa, foi campeão da G League e já passou por diversas equipes na NBA. Seu primeiro trabalho de assistente na NBA foi no Houston Rockets, onde trabalhou a parte ofensiva que transformou James Harden num fenômeno. Depois passou pelo Denver Nuggets, trabalhando com Nikola Jokic em seu ano de calouro. Ele está com os Pelicans desde então.
Um dos fatores que credenciam Finch ao cargo é a diferença de estilo do demitido McMillan. Enquanto o ex-técnico dos Pacers tinha um sistema de ataque conservador, o candidato tem a alcunha de trabalhar ataques engajados no basquete moderno da NBA.
Por exemplo, na temporada passada os Pacers foram o time com o menor número de pontos provenientes de arremessos de três pontos na NBA e foram o 22º em velocidade de ataque. Já os Vipers (equipe com a qual Finch foi campeão na G League) já em 2011 tinha praticamente o mesmo número de bolas de três tentadas (27,3 por jogo) que os Pacers de McMillan em 2020 (28). Esses Vipers terminaram em sexto lugar na G League em velocidade de ataque.
Ainda não há nada definido, mas se os Pacers buscam mudar o que vinha sendo feito por McMillan, Finch parece ser um bom nome para esta transformação da forma de jogar.
Foto: Reprodução Twitter/Indiana Pacers