Charlotte Hornets usa tecnologia para melhorar experiências dos torcedores
Charlotte usa ferramenta tecnológica para engajar torcedores através de ações mais direcionadas
Não é somente de títulos que vive uma franquia da NBA, muito pelo contrário. Visando estreitar a relação com os seus torcedores, o Charlotte Hornets, em parceira com a SAP e a Phizzle (fornecedora de aplicações para engajamento de torcedores), fez um estudo para mapear o perfil de seus fãs e, com isto, melhorar a experiência de seus “clientes” e maximizar as vendas de produtos licenciados.
A ferramenta em questão disponibiliza informações em tempo real e gera dados que, trabalhados, resultam em melhorias de gerenciamento e controle sobre o produto. Como exemplo, os Hornets identificaram que 50% de seus registros de fãs estavam duplicados, como também agregou mais de 25 milhões de fãs e dados de interações com consumidores no sistema.
Como resultado, a franquia já economizou mais de US$ 1 milhão e 10.000 horas de consultoria. “Há muitos fornecedores de armazenamento de dados, mas o verdadeiro desafio está em consolidar os torcedores em um único perfil”, diz Christopher Zeppenfeld, diretor sênior de inteligência de negócios dos Hornets. Assim como muitas franquias da NBA, os Hornets tinham um ambiente com dados heterogêneos de vários fornecedores de terceiros.
De acordo com o CEO da Phizzle, Ben Davis, a empresa está liderando uma transformação digital em equipes como os Hornets, para que eles possam identificar e aumentar o valor de cada fã para o negócio. O time de Charlotte pretende usar esse FanTracker para incorporar mais fontes de dados, como: aparelhos móveis e consumo de alimentos e bebidas, introduzir métricas para aumentar seus negócios de e-commerce, etc.
(Foto: Streeter Lecka / Getty Images)