Celtics dominam, vencem Timberwolves e assumem primeira posição no Leste
Com Tatum e Brown combinando para 65 pontos, Boston vence a sexta seguida e alcança o topo da conferência
Na noite deste domingo (27), o Boston Celtics (47-28) recebeu, no TD Garden, o Minnesota Timberwolves (43-33) e venceu pelo placar de 134 a 112. Em partida importante para as duas equipes, os Celtics dominaram do começo ao fim e, com o resultado, venceram a sexta consecutiva e assumiram a primeira colocação na Conferência Leste pela primeira vez na temporada.
Para os mandantes, destaque para Jayson Tatum, que anotou 34 pontos, cinco rebotes e seis assistências, e para Jaylen Brown, que terminou com 31 pontos e dez rebotes. Do lado negativo, Robert Williams III deixou a partida no terceiro quarto com entorse no joelho esquerdo e não retornou.
Para os Wolves, destaque para Anthony Edwards com 24 pontos, cinco rebotes e seis assistências. O pivô Karl-Anthony Towns começou bem a partida, mas caiu de produção e finalizou a partida com 19 pontos, quatro rebotes e cinco assistências.
Se para os Celtics o duelo valia a liderança no Leste, para Minnesota uma vitória significaria colar no Denver Nuggets na disputa pela sexta posição no Oeste. No entanto, com a derrota a equipe permanece na sétima colocação, mas com 1,5 jogo de diferença agora.
O JOGO
O primeiro quarto foi equilibrado o tempo todo, mas Boston teve sempre a liderança. Como já tradicional da equipe celta, Grant Williams, que substituiu Al Horford no quinteto titular, ficou responsável pela marcação no pivô adversário, para que Robert Williams pudesse sempre estar próximo do aro na defesa.
Nesse duelo, Towns levou a melhor em quase todas as jogadas, levando Grant para debaixo da cesta e se impondo fisicamente. Porém, do outro lado da quadra Boston rodou bem a bola, teve pontuação distribuída e terminou o quarto liderando em 34 a 30.
No segundo período, Towns saiu para descansar e o banco dos Celtics veio muito bem. Além de manter a intensidade no ataque, Boston dominou defensivamente e fez os Wolves sofrerem sem seu pivô para pontuar.
Com isso, rapidamente os mandantes abriram larga vantagem e, mesmo com a volta dos titulares de Minnesota, ficou difícil para eles recuperarem o placar. Ao final do período, os celtas já lideravam por 72 a 49.
Na volta para o segundo tempo, os Timberwolves, liderados por boa sequência de Edwards, esquentaram do perímetro e trouxeram a diferença para 17 pontos, o que parecia uma possível reviravolta.
Porém, Tatum apareceu e respondeu à altura. O ala anotou 17 pontos no terceiro período e foi essencial para colocar qualquer chance de derrota de lado.
No último quarto, que começou com o placar em 106 a 80, os Celtics apenas controlaram a partida e os Wolves não tiveram poder para diminuir a diferença. Nos minutos finais, Boston descansou os titulares e a equipe saiu mais uma vez vitoriosa. No apito final, vitória tranquila por 134 a 112.
Na sequência, Boston enfrenta o Toronto Raptors, fora de casa, nesta segunda-feira (28). Os Wolves enfrentam o mesmo adversário, mas o jogo será realizado na quarta-feira (30), também em Toronto.
(Foto: Instagram/Boston Celtics)