Cavaliers viram no último quarto e vencem Wizards
Os Cavs seguram os 34 pontos de Kyle Kuzma e oito bolas de três do ala
Com virada no último quarto, o Cleveland Cavaliers (36-24) venceu o Washington Wizards (27-33) na Rocket Mortgage FieldHouse em Ohio neste sábado (26) por 92 a 82, com grande jogo do finlandês Lauri Markkanen.
Markkanen foi o cestinha dos Cavs com 23 pontos, seis bolas do perímetro, e seis rebotes. O all-star Jarrett Allen terminou com um bom duplo-duplo, 18 pontos e 10 rebotes; destaque também para os três roubos de bola. O calouro Evan Mobley também teve dígitos duplos, 14 pontos e 11 rebotes. Vindo do banco, o turco Cedi Osman contribuiu com 19 pontos.
Kyle Kuzma deu show na partida, principalmente nos tiros de três. Foram 8-11 e 34 pontos. O restante do time não conseguiu contribuir tão bem. Daniel Gafford teve 14 pontos, seguido de Kentavios Caldwell-Pope, 13, e Rui Hachimura, com 10.
(Foto: Jason Miller/Getty Images)
O jogo
A partida em Ohio começou com o placar bem próximo. Os Wizards se aproveitando mais os lances livres e os Cavs respondiam com bom trabalho na zona do garrafão. Kentavius Caldwell-Pope abriu dois pontos de frente após falta do turco Cedi Osman, 15 a 11.
Os Cavaliers buscaram o empate, mas os Wizards voltaram a ficar à frente com dois tiros do perímetro de Rui Hachimura e Kyle Kuzma, 21 a 15. Cleveland descontou com Osman na bandeja e o primeiro quarto terminou com Hachimura convertendo bola de meia distância, 23 a 18.
Os Wizards aumentaram a vantagem nos primeiros minutos do segundo quarto na ponte aérea de Daniel Gafford, 27 a 18. Apesar dos muitos erros de arremessos de ambas as partes, Lauri Markkanen de longa distância diminuiu para os Cavaliers, 27 a 21. Washington respondeu na mesma moeda com Hachimura, 30 a 21.
Depois do pedido de tempo da equipe visitante, Cleveland baixou o jogo para duas posses na ponte aérea de Osman para Jarrett Allen, 32 a 28. Em outra bola longa, desta vez com Kyle Kuzma, os Wizards voltaram a abrir um pouco na ponta, 35 a 28. Com dois ataques seguidos, os Cavaliers responderam mais uma vez com Osman, quente na partida chegando ao dígito duplo, 35 a 32.
Kuzma quentíssimo nas bolas de fora converteu a quarta da noite, o que deixou o marcador em 40 a 32 com 2:40 por jogar no primeiro tempo. Jarrett Allen com duas boas jogadas de força no garrafão continuou a caça da liderança em Cleveland, 42 a 36. Os Cavaliers terminaram a primeira metade do confronto melhores em quadra. Com enterrada do calouro Evan Mobley e lances livres de Osman, o time da casa cortou a diferença para apenas dois pontos, 42 a 40.
Os principais pontuadores do primeiro tempo foram Kyle Kuzma, o cestinha com 14 pontos e quatro bolas triplas, e Cedi Osman, vindo do banco, com 12 pontos e quatro assistências.
O terceiro quarto continuou com a tônica do primeiro tempo, placar muito próximo e os Cavaliers não deixando os Wizards descolarem. Após falta de Raul Neto em Markkanen na descendente do perímetro, o finlandês foi para a linha de tiro livre e converteu os três que tinha direito. Virada de Cleveland, 50 a 49.
Mas os Wizards tinham Kuzma do outro lado e sua segunda bola de fora do segundo tempo reassumiu a ponta para os mandantes, 52 a 50. J.B. Bickerstaff pediu tempo para tentar esfriar o bom momento do ala de Washington. Apesar disso, a estratégia não funcionou.
Os Wizards continuaram dominando as ação ofensivas puxados por Kuzma. Mas foi com Daniel Gafford na ponte aérea que Washington colocou oito pontos de frente, 58 a 50. Mas Osman puxou a equipe dos Cavaliers de volta para o jogo com sua sexta bola do perímetro, 61 a 58. Depois, Allen aproveitando rebote ofensivo cravou a laranja forçando o pedido de tempo de Wes Unseld Jr.
Da zona morta, Kuzma acertou sua sétima bola no jogo e terceira nesta parcial para deixar o placar em 66 a 62. Nos minutos finais, os Cavaliers responderam muito bem e empataram com Mobley no gancho. Mas como Kuzma estava num dia completamente inspirado. Praticamente no buzzer, ele mandou um tiro do meio da rua para fechar o terceiro quarto, 70 a 66.
Isaac Okoro resolveu aparecer no último quarto de coast-to-coast ele finalizou na tabela para dar a liderança para os Cavaliers de 74 a 72. Porém, a equipe da casa mal conseguiu se manter à frente. Isso porque Kuzma em outro ataque fulminante mandou um tiro de média distância para virar o jogo, 78 a 72.
Lauri Markkanen tentou dar uma resposta com a bola de fora, mas em seguida, Kuzma no floater mandou o troco, 80 a 75. Rauzinho no step back da cabeça do garrafão abriu 84 a 75. O finlandês tomou as rédeas do ataque de Cleveland e converteu mais uma bola de fora, 84 a 78, forçando Washington a pedir tempo. Markkanen voltou a colocar mais três pontos na conta e ainda na defesa, apareceu muito bem com dois tocos seguidos.
Os Cavaliers encostaram de vez com Jarrett Allen da lateral do garrafão, 84 a 83 com 3:52 para o fim do tempo regulamentar. Allen virou o jogo na enterrada com assistência de Markkanen. Os Cavs abriram três de frente com dois lances livres de Allen com 2:25 para o fim, 87 a 84. Kuzma voltou, chamou a bola para si e meteu um arremesso de meia distância para tirar a diferença para apenas um ponto, 87 a 86.
Jarrett Allen voltou à linha de lance livre e converteu as duas chances que teve recolocando abrindo uma vantagem importante para os Cavaliers a 29 segundos do fim, 89 a 86. Cleveland aproveitando bem os rebotes defensivos foi para a linha de lance livre mais duas vezes para garantir a grande vitória de virada por 92 a 86.
Com a vitória, os Cavs vão a 36 vitórias e 24 derrotas e ficam na quarta colocação do Leste. Na mesma conferência, os Wizards ficam cada vez mais longe da última vaga do play-in. Na 11ª posição, Washington está com duas derrotas a mais que o primeiro dentro da zona, o Atlanta Hawks.
Os Cavaliers continuarão em Ohio e receberão o Minnesota Timberwolves na próxima segunda-feira (29). Os Wizards voltam à Capital One Arena em Washington para receber, na terça-feira (01), o Detroit Pistons.