05/06/2014 - 19h52

Big Four? Leonard e Allen são jogadores chave nas finais da NBA

Heat e Spurs têm em seus coadjuvantes grandes armas para buscar o título

Muito se fala sobre a formação dos “big 3s” para buscar o título da NBA. Nas finais da NBA desta temporada temos novamente de um lado James/Wade/Bosh contra Duncan/Parker/Ginóbili. O que pouco se comenta é o suporte que esses trios possuem para chegar até tal ponto. Dois jogadores têm papel fundamental dentro do esquema de jogo das equipes. Então, porque não um “Big 4”?

Nos atuais bicampeões da NBA, Ray Allen faz esse papel. Jogador consagrado, para muitos e para os números, o maior chutador de bolas de 3 pontos da história da liga. No Heat, Allen se deparou com a reserva pela primeira vez na carreira. Considerado como 6º homem, não iniciou nenhuma partida na primeira temporada. Mas, participou de um lance determinante do último título do Heat, ao igualar o 6º jogo e levá-lo para uma vitoriosa prorrogação. É de fundamental importância no esquema de Erik Spoelstra. É o desafogo para LeBron e Wade na pontuação, principalmente em bolas da zona morta. Com uma média de 24.8 minutos por partida, aparece na lista de pontuadores do Heat com 9.1 pontos e 41% de acertos dos arremessos.

Do lado texano Kawhi Leonard, draftado em 2011 pelo Indiana Pacers, logo trocado para o Spurs, desempenha um papel diferente de Allen. Se o veterano é um sexto homem, o jovem vindo da San Diego State faz parte do quinteto inicial e vai ser peça chave nestas finais da NBA, pois será responsável por marcar LeBron James. Popovich já disse confia no jovem como um ótimo defensor de perímetro. Pode também fazer com que James tenha que correr um pouco na defesa para detê-lo, como foi visto nos jogos 6 e 7 das finais da temporada anterior. Aparece com ótimos números, com uma média de 6.8 rebotes na pós temporada, só perdendo neste quesito para Tim Duncan. Outro dado interessante é que possui 48.4% de acertos dos arremessos, números melhores do que do especialista do time Danny Green.

A batalha pelo título pode ser decidida pelas mãos de dois jogadores que não são as estrelas do time. Allen e suas bolas de três podem selar um jogo, enquanto Leonard pode parar em alguns momentos LeBron James e contribuir com um bom números de pontos.

Os Spurs recebem o Heat em casa hoje à noite, às 22hs, pelo jogo 1 das finais da NBA 2014. Você acompanha o jogo pela TV, ao vivo na ESPN, e pelo Twitter, no @theplayoffsbr.

Oddsshark