Atlanta Hawks aposentará camisa de Dikembe Mutombo
Camisa 55 de Mutombo será retirada pelos Hawks em cerimônia no dia 24 de novembro

Dikembe Mutombo será o quarto jogador a ter sua camisa retirada na história do Atlanta Hawks (Imagem: Reprodução Youtube)
Dikembe Mutombo tem 2,18m de altura. Por sua estatura, já é difícil que não seja lembrado. Para garantir que os feitos do pivô congolês com a camisa do Atlanta Hawks não sejam esquecidos, a franquia da Georgia anunciou nesta terça, em um evento na cidade, que irá retirar a camisa 55 utilizada pelo jogador durante sua passagem pela equipe. A cerimônia oficial será realizada no dia 24 de novembro, no jogo contra o Boston Celtics, na Phillips Arena.
Mutombo, atualmente com 49 anos, atuou na NBA por 18 temporadas e em cinco delas defendeu o Atlanta Hawks – entre 1996 e 2001. Em sua carreira, o pivô obteve médias de 9.8 pontos, 10.3 rebotes e 2.8 tocos. O pivô disputou o All-Star Game oito vezes e em quarto temporadas foi eleito o Defensor do Ano. Uma de suas marcas registradas era o ato de fazer sinal de negativo com o polegar após impedir um arremesso adversário com um toco.
O anúncio foi feito durante a cerimônia que instituiu o “Dia Dikembe Mutombo” no condado de Fulton, área de Atlanta onde o ex-jogador vive. Emocionado, Mutombo mostrou-se surpreso com a homenagem.
“O mais surpreendente, como vocês podem ver pelas lágrimas que tenho nos olhos, é o anúncio que foi feito. Isso é o mais impactante para mim. Não sabia que o Atlanta Hawks iria retirar minha camisa. Não posso acreditar, será um dia incrível”, disse o pivô ao Atlanta Journal Constituion.
O número 55 será o quarto da história da franquia a ocupar o teto do ginásio e a não mais figurar entre os disponíveis para utilização pelo elenco atual. Ele se juntará ao nove, de Bob Petit, ao 21, de Dominique Wilkins, e ao 23, de Lou Hudson.
Mutombo, que se aposentou em 2009, viverá grandes emoções também no dia 11 de setembro, quando será incluído no Hall da Fama do Basquete. O ex-jogador poderá ser homenageado ainda por outra das seis franquias que defendeu na NBA nesta temporada. Segundo o Denver Post, o Denver Nuggets, primeira equipe do congolês na Liga, também pretende retirar seu número, em homenagem à passagem do jogador pela equipe, entre 1991 e 1996.
Veja abaixo grandes momentos da carreira de Mutombo: