Adam Silver quer presença de mais treinadoras e árbitras na liga
Comissário da NBA quer ver mais mulheres atuando na liga
A NBA deu um grande passo para um futuro com mais mulheres no esporte. De acordo com o comissário Adam Silver, 50% dos novos árbitros que entrarem na liga deveriam ser mulheres. Essa é a meta para os próximos anos. Em entrevista para o portal The Associated Press, o executivo também comentou sobre seu desejo por mais treinadoras dentro das quadras.
“O objetivo é: daqui para frente, ser cerca de 50% homens e 50% mulheres entre os novos árbitros que entram na liga”, disse Silver. “O mesmo para treinadores, a propósito. Também temos um programa. Não há razão para que as mulheres não treinem times de basquete”.
A NBA hoje conta com três árbitras: Ashley Moyer-Gleich, Natalie Sago e Lauren Holtkamp. Elas representam apenas 4% do corpo de arbitragem da liga (73 ao total). Já na posição de head coach, nenhuma mulher sequer chegou a ocupar o cargo na história. No entanto, já temos algumas assistentes técnicas na liga. Becky Hammon (San Antonio Spurs), Kristi Toliver (Washington Wizards), Natalie Nakase (LA Clippers), e Lindsey Harding (Philadelphia 76ers) nos dão uma esperança de ver uma treinadora em quadra no futuro.
Go Spurs Go! pic.twitter.com/wkrezZEbDe
— Becky Hammon (@BeckyHammon) January 3, 2018
“Francamente, é uma área onde eu não faço ideia de como permaneceu dominada por homens por tanto tempo”, comentou Silver. “Porque é uma área do jogo onde fisicamente não há nenhum benefício em ser um homem”, finalizou.
Ainda é cedo para dizer se o futuro da liga será marcado por mulheres com papéis tão importantes a curto prazo. Mas as declarações de Adam Silver nos fazem, ao menos, ter esperança.
Foto: Twitter/ @spurs