EUA vencem Ucrânia e terminam fase de grupos do Mundial de Basquete invictos
Apesar de um começo devagar, norte-americanos se recuperam e vencem ucranianos sem muitas dificuldades

Estados Unidos completam “passeio” no Grupo C do Mundial de Basquete, diante da Ucrânia (Foto: Divulgação FIBA)
Com a primeira posição já garantida no grupo C, os Estados Unidos foram à quadra da Bizkaia Arena nesta quinta-feira (04) para enfrentar a equipe da Ucrânia, também garantida na segunda fase do Mundial de Basquete, e venceram por 95 a 71. O jogo fechou a participação das duas equipes na primeira fase, e garantiu a invencibilidade e dominância dos norte-americanos dentro do grupo sediado em Baracaldo, em Bilbao
Iniciado com o mesmo quinteto titular dos jogos anteriores, a equipe dos Estados Unidos teve 6 jogadores com pelo menos 10 pontos na partida (o quinteto titular mais Demarcus Cousins). Os destaques ficaram novamente por conta de Kenneth Faried e Anthony Davis, a dupla de força da equipe, que terminou o jogo com 10+8 (pontos + rebotes) e 12+6, respectivamente. Além deles, James Harden, cestinha da partida com 17 pontos (7/9 dos arremessos de 2) e Kyrie Irving, autor de 11 pontos e 6 assistências, também foram de extrema importância na construção do resultado. Pelo lado dos ucranianos, Eugene Jeter, norte-americano de nascimento, foi o cestinha da equipe com 13 pontos marcados, apesar de seu baixo aproveitamento de arremessos de quadra (31%).
A partida, que não prometia ser de relativa facilidade para o Team USA, de fato não começou muito boa para a equipe norte-americana. Liderados pelo ex-técnico da NBA Mike Fratello, a Ucrânia iniciou a partida jogando de igual para igual e tentando desacelerar a partida dos norte-americanos, com paciência no ataque e controle dos contra-ataques do rival, resultando em uma vitória no 1º quarto por 19 a 14.
A partir daí não teve mais jogo. A estratégia ucraniana não conseguiu mais conter o ímpeto da equipe de Coach K e, após uma vitória por 30 a 13 no 2º quarto, as equipes foram para os vestiários com os Estados Unidos vencendo por 44 a 32. Do 3º quarto em diante, o jogo fluiu com maior facilidade e o que se viu foi um controle absoluto da partida por parte da equipe norte-americana, que, no fim, obteve sua quinta vitória em 5 jogos, pelo placar de 95 a 71.
Os Estados Unidos viajam para Barcelona, onde irão pegar o México, no final de semana, pelas oitavas de final do Mundial de Basquete. Já a Ucrânia, apesar de um tríplice empate com República Dominicana e Nova Zelândia, ambas classificadas com 7 pontos, volta para casa após ficar com a quinta colocação do grupo.