Estados Unidos vencem México e avançam às quartas de final do Mundial de Basquete
Jogando intensamente durante quase toda a partida, norte-americanos passam com facilidade por mexicanos em Barcelona

Kenneth Faried crava enterrada em vitória dos Estados Unidos sobre o México (Foto: Divulgação/ USA Basketball)
Neste sábado (06/09), Estados Unidos e México abriram as oitavas de final do Mundial de Basquete com um bom jogo, no Palau Sant Jordi, em Barcelona. A equipe norte-americana não teve o início devagar dos últimos jogos e acabou vencendo a partida, sem levar sustos, por 86 a 63, depois de ter vencido facilmente os 3 primeiros quartos.
Os destaques do jogo ficaram por conta de Stephen Curry, cestinha norte-americano com 20 pontos (6/9 em arremessos de 3 pontos) em apenas 24 minutos, e o mexicano Gustavo Ayón, pivô do Atlanta Hawks, cestinha do jogo com 25 pontos, além de 8 rebotes, tendo jogado, praticamente, o jogo inteiro. Além deles, Klay Thompson também se destacou, tendo marcado 15 pontos, vindo do banco. Os “Splash Brothers” dos Warriors combinaram para 9/18 (50%) em arremessos de 3 pontos e contribuíram para o bom aproveitamento norte-americano (45%, ou 13/29) em arremessos desse tipo.
A primeira etapa de jogo foi de total domínio norte-americano. No 1º quarto, a equipe de Coach K sufocou os mexicanos na defesa, saindo em contra-ataques fatais e marcando muitas cestas fáceis. Utilizando uma defesa por zona durante o quarto inteiro, a equipe do México dificultou em alguns momentos, porém com bom aproveitamento na linha dos 3 pontos, o Team USA conseguiu superar e impor 23 a 13 no 1º período. Um pouco mais parelho, o 2º quarto seguiu a mesma tônica do 1º, e os Estados Unidos foram para os vestiários vencendo por 42 a 27.
Na volta do intervalo, a intensidade norte-americana voltou à quadra e novamente, a partir de uma defesa individual agressiva, a equipe procurou arremessos de 3 livres e equilibrados e conseguiu manter o bom aproveitamento, aumentando a vantagem para 66 a 38. No segundo tempo, a equipe mexicana variou sua defesa para individual em alguns momentos, o que acabou surtindo efeito no último quarto e, aproveitando o relaxamento dos Estados Unidos, o México conseguiu vencer o período por 25 a 20. A vitória no 4º quarto serviu como uma digna despedida para o bom time mexicano, atual campeão da América, que acabou perdendo a partida por 86 a 63.
Os Estados Unidos seguem na competição, em Barcelona, e esperam o vencedor do confronto entre República Dominicana e Eslovênia para disputarem a vaga nas semifinais do Mundial de Basquete na terça-feira (09). O México volta para casa após se classificar para as oitavas de final na 4ª posição do Grupo D.