Tyler Gilbert arremessa no-hitter e Diamondbacks derrotam Padres
Gilbert é o primeiro arremessador desde 1953 a conseguir um no-hitter em seu primeiro jogo como titular
O Arizona Diamondbacks venceu o San Diego Padres por 7 a 0, na noite deste sábado (14) em uma partida que vai ficar para a história.
O desconhecido arremessador Tyler Gilbert conseguiu um improvável no-hitter, justamente em sua primeira partida da carreira como titular na MLB. Este foi o oitavo no-hitter da temporada. Bobo Holloman em 1953 tinha sido o último a conseguir o feito em seu primeiro jogo como starter.
Gilbert terminou as nove entradas com apenas três walks cedidos e cinco eliminações por strikeout em 102 arremessos. Nenhum jogados dos Padres chegou a ocupar a segunda ou terceira base.
“Incrível, ainda não caiu a ficha, mas é muito legal.” disse Gilbert com um sorriso no rosto após a partida.
A história do arremessador demonstra como o feito de sábado foi improvável. Gilbert não jogou beisebol profissionalmente 2020. A pandemia encerrou a temporada das ligas menores, então o jogador passou o verão treinando com um antigo treinador do ensino médio e trabalhando como eletricista ao lado de seu pai para sobreviver.
“Prefiro fazer isso do que puxar fios”, disse Gilbert. “Sem ofensa, pai.”
O pai de Gilbert estava nas arquibancadas no sábado, visivelmente emocionado conforme a noite avançava. A mãe de Gilbert, sua namorada e os pais dela também presentes.
O técnico dos Diamondbacks, Torey Lovullo, tinha a intenção de limitar o número de arremessos de Gilbert em 85, mas diante da situação resolveu deixar o jogador até o final. “Isso chamou minha atenção. Comecei a ver as coisas de uma maneira um pouco diferente, e foi quando disse a mim mesmo que provavelmente estenderia as coisas além do combinado”.
Este também foi o primeiro no-hitter da franquia no estádio Chase Field. Madison Bumgarner conseguiu um no-hitter em abril deste ano, mas a partida foi disputada em Atlanta.
O jogo
A partida acabou se tornando um monologo do time da casa. Enquanto Gilbert anulava completamente o ataque dos Padres, o ataque tratou de anotar cinco corridas na primeira entrada.
Katel Marte rebateu uma dupla, impulsionando Josh VanMeter. David Peralta com uma simples, levou Marte para anotar a segunda corrida. Logo depois, Drew Ellis rebateu um home run de três corridas, o seu primeiro da carreira, deixando o placar em 5 a 0.
O arremessador titular para a equipe de San Diego foi Joe Musgrove, que também conseguiu um no-hitter em 2021, mas desta vez o pitcher não estava em uma noite inspirada e deixou a partida após cinco entradas, com 10 rebatidas sofridas, seis corridas cedidas, dois walks e quatro eliminações por strikeout.
Já Tyler Gilbert seguia dominando. Nas primeiras quatro entradas foram dois jogadores em base através de walk e em ambos os casos tivemos queimada dupla.
Na quinta entrada, Pavin Smith conseguiu uma simples e Josh Rojar rebateu uma tripla, deixando o marcador em 6 a 0.
No inning seguinte, Nick Ahmed rebateu uma dupla, Gilbert o avançou com um bunt de sacrifício e VanMeter o levou para o home plate com uma simples, 7 a 0.
Na reta final, com o jogo decidido, se manteve a tensão em função da possibilidade do no-hitter. Mas o arremessador dos D-backs estava inspirado e nas últimas três entradas só permitiu um walk para Tommy Pham.
Na nona entrada, Gilbert eliminou Trent Grisham e Ha-Seong Kim por strikeout. O último duelo era justamente contra Pham, o único jogador dos Padres que ainda não tinha sido eliminado, mas desta vez a eliminação veio logo no primeiro arremesso do duelo em uma bola de linha para o center field para festa total dos jogadores e torcedores no Chase Field.
A vitória não muda em nada a situação dos Diamondbacks na tabela. A equipe de Arizona segue na última colocação da Divisão Oeste da Liga Nacional com 38 vitórias e 80 derrotas. Já o time de San Diego é o terceiro da mesma Divisão com 66 vitórias e 53 derrotas.
As duas equipes voltam a se enfrentar neste domingo às 17h10, horário de Brasília. Zac Gallen (1-6) será o abridor para o time da casa e Craig Stammen (5-3), começará para os Padres.
Foto: Twitter/Arizona Diamondbacks