01/09/2019 - 11h12

Tampa Bay Rays vence Cleveland Indians em duelo direto pelos playoffs

Vitória embola a briga pelo WC da Liga Americana e deixa Indians, Rays e Oakland A's com menos de um jogo de distância

Tampa Bay RaysO Tampa Bay Rays venceu o Cleveland Indians por 9 a 6 na noite deste sábado (31), e embolou a briga pelo Wild Card da Liga Americana. No momento, os Indians (79-57) têm apenas meio jogo de vantagem para os Rays (79-58) e para o Oakland A’s (78-57), sendo que apenas duas equipes irão conseguir as vagas para os playoffs.

Jalen Beeks iniciou o jogo e já teve problemas contra os rebatedores dos Indians. Primeiro cedeu uma rebatida simples para o outfielder Oscar Mercado e na sequência o primeira base Carlos Santana conseguiu seu 31º home run da temporada e colocou Cleveland na frente do placar.

Já Zach Plesac passou sem sustos pela primeira entrada, mas nas entradas seguintes não manteve a liderança no placar. Primeiro o arremessador cedeu um home run para o primeira base Ji-Man Choi (13º na temporada) e na terceira entrada o outfielder Tommy Pham também rebateu para fora do campo (20º no ano) e impulsionou o segunda base Eric Sogard ao home plate, colocando Tampa à frente do marcador.

Beeks manteve o ataque dos Indians sem anotar corridas até a quinta entrada. E após ceder uma rebatida simples e conseguir uma eliminação, o arremessador deixou o campo com ERA de 4,41, quatro rebatidas e um strikeout. Em seu lugar entrou o reliever Oliver Drake, que com uma eliminação dupla contra o shotstop Francisco Lindor, finalizou a entrada.

Plezac iniciou a sexta entrada, mas após ceder walk para o catcher Travis D’Arnaud ele foi substituído pelo reliever Tyler Clippard, encerrando a partida com ERA de 3,61 e quatro strikeouts. O arremessador conseguiu eliminar por strikeout Choi, mas sequência o outfielder Avisail Garcia rebateu um home run (18º no ano) e ampliou a vantagem dos Rays.

Clippard continuou com problemas no controle de seus arremessos e cedeu dois walks. Terry Francona colocou então Hunter Wood no montinho, mas logo no segundo arremesso do reliever, Sogard conseguiu uma rebatida simples e impulsionou mais duas corridas para os Rays.

Os problemas com o bullpen dos Indians continuaram na entrada seguinte. Ainda com Wood no montinho, D’Arnaud rebateu um home run (15º na temporada), além de Choi e Garcia conseguirem rebatidas simples. O arremessador Phil Maton entrou para tentar evitar corridas, mas logo em seu primeiro duelo cedeu walk para o outfielder Kevin Kiermaier.

Maton então enfrentou o terceira base Matt Duffy, que conseguiu rebater em direção a primeira base. Santana tentou a eliminação dupla, mas errou o arremesso para a segunda base e permitiu que Choi e Garcia chegassem ao home plate.

Reação tardia dos Indians

No topo da oitava entrada, o reliever Ricardo Pinto entrou no montinho pelos Rays e não teve bom desempenho. Primeiro cedeu uma rebatida simples ao terceira base Yu Chang seguido de um home run para Lindor (26º na temporada).

Pinto conseguiu terminar a oitava entrada sem mais corridas, mas na entrada seguinte novamente teve problemas. Walk cedido para o segunda base Mike Freeman, rebatida simples para o outfielder Franmil Reyes, uma dupla para o campo esquerdo Greg Allen e os Indians diminuíram para três corridas sua desvantagem no placar.

Kevin Cash colocou então em campo o closer Emilio Pagán para buscar as duas eliminações restantes para a vitória. E Pagán não decepcionou. Strikeout no duelo contra Chang e eliminação por pop out contra Lindor para registrar seu 16º save na temporada e garantir a sexta vitória de Beeks no ano.

Final da série

Com duas vitórias, os Rays já conseguiram triunfar dentro dessa série. O encerramento desses confrontos acontece neste domingo (01), às 14h10 (horário de Brasília). No montinho se enfrentam Adam Plutko (6-3 e ERA de 4,34) pelos Indians e Charlie Morton (13-6 e ERA de 3,11) pelos Rays.

Foto: Twitter Tampa Bay Rays / Divulgação

Oddsshark