Red Sox batem Angels após homenagem a David Ortiz
Big Papi se emociona com retirada do número 34 e vê Red Sox vencerem Angels por 9 a 4
Uma noite perfeita. Assim pode ser definida a sexta-feira (23) no Fenway Park. O mítico estádio lotou para a mais simbólica homenagem dos esportes norte-americanos, a retirada do número de um ídolo. E, com a garantia de que o 34 não será mais utilizado pelo ex-time, o grande David Ortiz viu o Boston Red Sox (41-32) vencer o Los Angeles Angels (38-39) por 9 a 4, mantendo a boa fase e a liderança da Divisão Leste da Liga Americana.
As homenagens ao maior ídolo da histórica recente da tradicional franquia da Major League Baseball começaram na véspera. Até então identificada como Yawkey Way Extension, uma rua próxima ao Fenway Park foi rebatizada como David Ortiz Drive, em cerimônia que contou com o astro ressaltando a importância de Boston. “A cidade me levou ao local que estou”, resumiu Ortiz. O prefeito de Boston, Marty Walsh, por sua vez, classificou-o de “uma lenda dentro e fora do campo”. Segundo o político, Big Papi tem um coração tão grande quanto Boston.
Na sexta-feira, mais emoção. A cerimônia de retirada do número 34 começou meia hora antes da partida, e contou com a presença das filhas de Kirby Puckett, histórico jogador do Minnesota Twins (primeira franquia de Ortiz) que foi a inspiração para a escolha do 34. O número é o 10º a ser retirado pelos Red Sox, unindo-se ao 1 (Bobby Doerr), 4 (Joe Cronin), 6 (Johnny Pesky), 8 (Carl Yastrzemski ), 9 (Ted Williams), 14 (Jim Rice), 26 (Wade Boggs), 27 (Carlton Fisk) e 45 (Pedro Martinez).
É sempre bom recordar que o número 42 foi retirado em todas as franquias, em homenagem a Jackie Robinson, que quebrou a barreira de cor na MLB.
A camisa 34 foi hasteada ao lado da 42, levando Big Papi a dizer que sente-se honrado em ter seu número colocado ao lado do de uma lenda. Muito emocionado, ele agradeceu à torcida por ter lotado o estádio em que tantas vezes brilhou e lembrou que os outros atletas dos Red Sox com o número retirado fizeram coisas especiais, o que aumenta seu orgulho por entrar no seleto grupo.
Ídolos do passado e do presente também falaram, incluindo Pedro Martinez e Dustin Pedroia, descrito por Ortiz como seu irmão mais novo e que emocionou e levou às lágrimas o ex-companheiro com a seguinte frase: “gostaríamos de agradecer por como você fez nos sentirmos, e isso é amor. Você não é nosso companheiro de equipe ou nosso amigo, você é nosa família. Obrigado, amamos você”.
O jogo
Por incrível que pareça, houve um jogo após todas as homenagens. E o espírito de Ortiz parece ter atingido em cheio os jogadores. Os Red Sox abriram 3 a 0 logo na primeira entrada, aproveitando uma rebatida dupla de Xander Bogaerts e dois wild pitches de Alex Meyer. Sem Mike Trout, que segue lesionado, os visitantes descontaram com Andrelton Simmons, que impulsionou o veterano Albert Pujols na 4ª parcial.
No entanto, Hanley Ramirez resolveu mostrar ao Big Papi que honraria sua posição. Rebatedor designado do time da casa, ele levantou o Fenway Park na parte baixa do 4º inning, com uma paulada para o campo direito, garantindo mais duas corridas com seu 10º home run em 2017. Sandy Leon ainda aumentou o placar com outro HR de duas corridas, e o susto veio no 7º inning, quando os Angels iniciaram uma reação e quase voltaram ao jogo.
Ben Revere anotou na rebatida tripla de Martin Maldonado, e esse cruzou o home plate na dupla de Cliff Pennington. A terceira corrida da entrada veio justamente com Pennington, em uma dupla de Kole Calhoun. O bullpen dos Red Sox, porém, conseguiu fechar a torneira, e o placar chegou aos 9 a 4 definitivos na 8ª parcial, quando Sandy Leon conseguiu uma rebatida dupla para impulsionar Jackie Bradley Jr. e Mitch Moreland.
Vencedor do prêmio Cy Young da Liga Americana em 2016, ano da despedida de Big Papi, Rick Porcello foi o titular na noite de homenagem ao ex-companheiro e ficou com a vitória ao atuar por 6 1/3 entradas, permitindo oito rebatidas, quatro corridas (três merecidas), um walk e conseguir oito strikeouts. Já Alex Meyer, titular dos Angels, permitiu cinco rebatidas, cinco corridas, dois walks e conseguiu três strikeouts em apenas 3 1/3 entradas.
Confira o placar das partidas desta sexta-feira (23) na Major League Baseball:
Los Angeles Angels 4 @ 9 Boston Red Sox
Baltimore Orioles 5 @ 15 Tampa Bay Rays
Minnesota Twins 5 @ 0 Cleveland Indians
Chicago Cubs 0 @ 2 Miami Marlins
Cincinnati Reds 5 @ 6 Washington Nationals F/10
Texas Rangers @ New York Yankees*
Milwaukee Brewers 4 @ 5 Atlanta Braves
Oakland Athletics @ Chicago White Sox*
Pittsburgh Pirates @ St. Louis Cardinals*
Toronto Blue Jays @ Kansas City Royals*
Philadelphia Phillies @ Arizona Diamondbacks*
Colorado Rockies @ Los Angeles Dodgers*
Detroit Tigers @ San Diego Padres*
Houston Astros @ Seattle Mariners*
New York Mets @ San Francisco Giants*
Crédito das imagens: Reprodução/Twitter