Buster Posey confirma aposentadoria: ‘me sinto em paz’
Após 12 anos como receptor dos Giants, Posey decide de aposentar
É difícil dizer adeus, mas, nesta sexta-feira (5), a torcida do San Francisco Giants se despediu de um dos maiores ídolos da atualidade da franquia, o receptor Buster Posey.
Aos 34 anos, Posey concedeu entrevista coletiva, onde fez o anúncio oficial da sua aposentadoria, após 12 anos como jogador da Major League Baseball.
“Eu meio que entrei nesta temporada sentindo que poderia ser a minha última”, disse Posey. “Eu apenas me dei algum espaço em minha mente para estar bem em decidir se eu queria continuar jogando. Eu realmente nunca vacilei. Acredito que realmente me permitiu esvaziar muito, muito mesmo, o tanque este ano como nunca fiz antes.”
Posey “esvaziou o tanque” com uma das melhores temporadas da sua carreira. O receptor terminou 2021 com 30,4% de aproveitamento, 0,889 de OPS e 18 home run, além de ser peça chave nas 107 vitórias da temporada, recorde da franquia.
Mas, mesmo com o ótimo desempenho, Posey optou por encerrar a carreira no auge, com sua saúde física sem nenhum problema e para passar mais tempo com a sua família.
“Estou me aposentando porque quero poder fazer mais coisas de fevereiro a novembro com a minha família”, declarou o receptor. “Fisicamente, é muito difícil agora e, para ser honesto, é difícil aproveitar tanto quando há dor física com a qual você está lidando diariamente.”
Posey já havia mostrado seu compromisso com sua família ao optar por não jogar na temporada reduzida de 2020, no ápice da pandemia de coronavírus, logo após ele e sua esposa, Kristen, adotarem meninas gêmeas, que nasceram prematuramente em julho de 2020. O casal já tinham um casal de gêmeos, com 10 anos.
O laço entre o atleta e sua família é tão forte que ao citar seus familiares sua voz embargou. Posey agradeceu sua esposa pelo “amor e apoio do primeiro ao último jogo” e acrescentou que ser pai de seus quatro filhos é “a maior alegria da vida”.
Os Giants tinham a opção contratual de manter o receptor na franquia por mais um ano e pagar US$ 22 milhões. Não existem dúvidas que o clube exerceria essa opção e manteria Posey na liderança.
Com o ótimo desempenho na temporada regular de 2021, Posey venceu o “Comeback Player of The Year” da Liga Nacional. O segundo da sua carreira.
“Posso dizer honestamente que não, jogar do jeito que joguei não me influenciou [a aposentar no auge]”, disse o receptor. “Acredito ser parte do motivo pelo qual me sinto em paz com a minha decisão, porque obviamente seria muito mais difícil se eu sentisse o contrário.”
Ao longo de 12 anos de conquistas, Posey ganhou o prêmio de Rookie Of The Year da Liga Nacional em 2010, duas temporadas depois foi o MVP da NL, faturou quatro Silver Slugger da National League (sendo um dos finalistas para a premiação deste ano), além de um Gold Glove.
Além das premiações individuais, Posey também foi campeão da World Series três vezes, vencendo em 2010, 2012 e 2014. O receptor foi convocado para o All-Star Game em sete oportunidades.
“Definitivamente será diferente”, disse Posey. “Mas poderei ver os bebês engatinhando no peitoral da janela. Tenho certeza de que continuaremos ocupados.”
Em toda sua carreira, Buster Posey teve 4970 oportunidades no bastão, conseguindo 1500 rebatidas válidas, 158 home runs, roubou 23 bases, impulsionou 729 corridas e anotou 663. Seu aproveitamento é de 30,2%, além de .372 de OBP e .831 de OPS.
(foto: divulgação Twitter/SFGiants)