Playoffs expandidos da MLB podem ser permanentes, diz comissário
De acordo com o comissário, Rob Manfred, a mudança na pós-temporada pode ser definitiva
A temporada 2020 da Major League Baseball é atípica. Apenas 60 jogos para cada equipe na temporada regular, “bolhas” nos playoffs, rebatedor designado universal, rodadas duplas com jogos de apenas sete entradas e playoffs com 16 equipes. No tocante aos playoffs, especialmente, a mudança pode permanecer para além do ano marcado pela pandemia de COVID-19.
De acordo com o comissário da MLB, Rob Manfred, o formato expandido da pós-temporada está sendo bem avaliado e, provavelmente, retornará em 2021. A informação foi confirmada por Dave Sheinin, do The Washington Post. “Acho que há muito o que elogiar. E é uma daquelas mudanças que espero que se torne uma parte permanente”, disse Manfred acerca do novo formato dos playoffs.
O comissário acrescentou que “uma esmagadora maioria” dos proprietários de franquias da liga queria a ampliação dos playoffs, antes da pandemia, e querem que o formato permaneça assim.
Vale salientar que a MLB é a liga, dentre as quatro grandes dos Estados Unidos, que sempre teve o menor percentual de equipes na pós-temporada, principalmente em virtude da grande quantidade de jogos que cada equipe faz na temporada regular (162). Em 1995, a liga expandiu, pela primeira vez os playoffs, que passaram a contar com quatro equipes de cada liga. Em 2012, ano da mudança mais recente, este número aumentou para cinco.
Em 2020, especificamente, os playoffs terão os dois melhores times de cada divisão, além de outras duas equipes de cada liga classificadas via wild card, totalizando 16 equipes. A primeira rodada (wild card) será disputada em melhor de três jogos, no estádio da franquia mandante. As etapas seguintes serão disputadas em bolhas no Texas e na Califórnia e terão a quantidade normal de jogos (melhor de cinco nas Division Series e melhor de sete nas Championship Series e na World Series).
Contudo, o novo formato de playoffs encontrou alguma resistência. O manager do Los Angeles Dodgers, Dave Roberts, acredita que esta mudança removerá qualquer incentivo para as equipes vencerem sua divisão, “se contentando” com o segundo lugar, por exemplo. Ele foi enfático: “Quanto ao benefício, é inexistente”, disse a Jorge Castillo, do Los Angeles Times.
Além disso, outras mudanças podem se tornar permanentes a partir de 2021. Manfred citou a manutenção da regra do rebatedor designado universal nas duas ligas, bem como a regra que põe um corredor na segunda base durante as entradas extras. Para o comissário, estas mudanças foram, até aqui, bem avaliadas: “Uma das poucas coisas boas sobre (a pandemia) é que ela forneceu uma oportunidade de tentar algumas coisas diferentes no jogo por um ano, o que eu acho que foi positivo no geral”, finalizou Manfred.
(Foto: Reprodução Facebook/Major League Baseball)