Phillies cancelam evento com Pete Rose após denúncia de abuso sexual de menor
Lendário outfielder/infielder está no meio de polêmica que ocorreu nos anos 70, quando ainda atuava em Cincinnati
O Phildelphia Phillies anunciou nesta quarta-feira que retirou Pete Rose de um evento de ex-jogadores da equipe, que irá acontecer entre os dias 10 e 13 de agosto, devido à recente alegação de que o lendário outfielder/infielder cometeu abuso sexual contra uma menor nos anos 70.
Em nota oficial, a franquia diz: “Por conta dos recentes acontecimentos, os Phillies e Pete Rose decidiram que ele não participará das festividades do ‘Phillies Alumni Weekend’, que acontecerá no Citizens Bank Park nos dias 10-13 de agosto de 2017“.
Ainda na nota, há uma fala do próprio Rose explicando a decisão em conjunto com a franquia da Pensilvânia. “Mesmo estando verdadeiramente honrado por os fãs dos Phillies terem votado em mim para ser o indicado ao Muro da Fama do time este ano, eu estou preocupado de que outras questões irão ofuscar a boa vontade associada ao Alumni Weekend, e eu concordo com a decisão de não participar“.
Nesta segunda-feira, o repórter do ESPN norte-americana William Weinbaum trouxe a informação de que um documento de uma corte no estado de Ohio alega que Rose cometeu em 1975 o que nos EUA é chamado de “estupro estatutário” contra uma mulher não identificada, que na época tinha menos de 16 anos.
Em depoimento feito sob juramento, a mulher identificada no documento como “Jane Doe” (algo como ‘Fulana de Tal’ aqui no Brasil) afirma que teve relações sexuais com Pete Rose em Ohio e em outros estados antes de ela fazer 16 anos, que é a idade mínima para consentimento no estado. Ainda de acordo com a mulher, o então astro do Cincinnati Reds tinha 34 anos, era casado e pai de dois filhos quando isso aconteceu. Ele não será processado porque o crime prescreveu.
O statutory rape é parecido com o “estupro presumido”, presente no Código Penal brasileiro. Quando a pessoa não é maior que a idade de consentimento no país ou estado a violência é presumida, mesmo que o (a) menor consinta com a relação sexual.
Essa é mais uma polêmica na história do líder de todos os tempos da MLB em rebatidas válidas (4.256). Três vezes campeão da World Series, sendo uma delas com os Phillies, escolhido para o All-Star Game em 17 oportunidades e MVP da Liga Nacional em 1973, Rose é um dos poucos grandes jogadores na história das Grandes Ligas a não ser eleito para o Hall da Fama. Por conta de apostas feitas por ele durante seu tempo como jogador e manager no beisebol, a liga decidiu por bani-lo para sempre do esporte.
Pete Rose nega que o crime de estupro estatutário tenha acontecido e está processando a mulher por acusá-lo de ter relações com outras menores durante os Spring Trainings em Cincinnati.
(Foto: Reprodução Video)