Oakland Athletics vence Kansas City Royals e segue na briga por vaga no wild card
Com brecha na regra na reta final do jogo, A's vencem partida complicada e seguem com boa campanha
Aconteceu quase de tudo na estranha partida desta quinta-feira (29), mas o Oakland Athletics (77-56) conseguiu sair com a vitória fora de casa por 9 a 8 contra o Kansas City Royals (47-88), imprescindível para o time da Califórnia, que segue mirando uma vaga de wild card da Liga Americana.
A primeira corrida do jogo já aconteceu de forma incomum. Com as bases lotadas na 1ª entrada, Glenn Sparkman (D, 3-10) acabou acertando, aparentemente sem querer, o tornozelo de Jurickson Profar, iniciando automaticamente o placar.
Na parte baixa, Jorge Soler fez a virada para os mandantes com um home run de duas corridas, castigando o pitcher Chris Bassitt, que também faz uma boa temporada.
O placar só voltou a ser movimentado na 4ª entrada, novamente com Profar como protagonista. Desta vez o rebatedor designado acertou a bolinha com o bastão, e a mandou pra longe do campo centro-direito: home run! Ele ainda levou consigo Seth Brown ao home plate. No at bat seguinte, Marcus Semien com uma rebatida simples, fez a vantagem aumentar com a corrida de Chad Pinder.
Gotta jump in after that one 🏊♂️#RootedInOakland pic.twitter.com/7bwHN0SnLF
— Oakland A’s (@Athletics) August 29, 2019
Na 5ª entrada, três corridas para cada lado. Mark Canha, Brown e Profar, novamente, abriram vantagem para os A’s. Mas num erro defensivo, Nick Dini diminuiu; depois foi a vez de Whit Merrifield e Solar recolocarem os Royals no jogo.
Em tarde inspirada, Seth Brown conseguiu seu segundo RBI no jogo. Numa 6ª entrada cheia de ocorrências. Teve duas rebatidas simples, eliminação dupla, parada por lesão, e eliminação por bola rasteira dos A’s. Já KC sofreu três eliminações rápidas por: strikeout, bola aérea e bunt de bola aérea.
Na parte baixa da 8ª entrada, nova reação da equipe do Missouri. Dini impulsionou a corrida de Ryan O’Hearn, e imediatamente depois, Nicky Lopez fez o mesmo para Bubba Starling, deixando novamente o placar próximo, marcando 8 a 7 naquele momento.
Então veio o lance capital. Corban Joseph rebateu para trás e a bolinha voava no território foul. O terceira base Cheslor Cuthbert a perseguiu e acabou a pegando no ar, mas acabou aterrissando dentro do dugout (banco de reservas) dos A’s. O árbitro instantaneamente indicou a eliminação, mas para a surpresa de todos acabou dando uma base automática para os outros jogadores em base.
Seth Brown acabou anotando uma corrida, de forma espantosa. De acordo com a Regra 5.06(b)(3)(C ) da MLB: se um jogador pisa ou aterrissa em qualquer território fora da área de jogo, uma base automática é cedida aos corredores em base. Mesmo sendo incomum a regra do jogo foi aplicada, e os A’s aumentaram ligeiramente sua vantagem.
Out of play, run(s) ¯\_(ツ)_/¯#RootedInOakland pic.twitter.com/QtEC67ff7X
— Oakland A’s (@Athletics) August 29, 2019
“Eu conhecia esta regra, mas não se vê ela sendo aplicada com frequência”, disse o manager dos Athletics, Bob Melvin, na entrevista coletiva. Brown também disse que conhecia esta regra, assim como seus companheiros que imediatamente apontaram o home plate ao verem a “invasão”.
A pequena vantagem adquirida foi adequadamente suficiente para a equipe de Oakland vencer o jogo. Na parte baixa da entrada final, apenas Alex Gordon conseguiu chegar ao home plate para os Royals.
A vitória foi importantíssima já que os A’s brigam por uma vaga na pós-temporada e a disputa está acirrada com Cleveland Indians (79-55), Tampa Bay Rays (77-58) e Boston Red Sox (72-62). Já os Royals apenas cumprem tabela nesta reta final pois não têm mais chances matemáticas de classificação.
Confira os resultados desta quinta-feira (29/08) na MLB:
San Diego Padres 5 @ 3 San Francisco Giants
Oakland Athletics 9 @ 8 Kansas City Royals
Pittsburgh Pirates 11 @ 8 Colorado Rockies
Seattle Mariners 5 @ 3 Texas Rangers
Cincinnati Reds 3 @ 4 Miami Marlins F/12
Chicago Cubs 4 @ 1 New York Mets
Minnesota Twins 10 @ 5 Chicago White Sox
Tampa Bay Rays 9 @ 8 Houston Astros
Cleveland Indians 2 @ 0 Detroit Tigers
Los Angeles Dodgers 5 @ 11 Arizona Diamondbacks
Fotos: Reprodução/Twiiter/Athletics