28/10/2019 - 00h54

No ataque e no montinho, Astros ofuscam Nationals e tomam liderança da World Series

Com atuações exemplares de Yordan Alvarez e Gerrit Cole, Astros superam Nationals e assumem controle da série

Neste domingo (27) o Houston Astros tomou a liderança da World Series contra o Washington Nationals. Por 7 a 1, os Astros dominaram o capitólio com a performance exemplar de Yordan Alvarez, que conseguiu seu primeiro home run nos playoffs e três rebatidas em três idas ao bastão. Gerrit Cole ofuscou o ataque dos Nationals, permitindo apenas três rebatidas no Nationals Park em sete impressionantes entradas.

Washington dominou os dois primeiros jogos da série em Houston, antes das duas equipes migrarem para a casa dos Nationals. Os Astros retribuíram na mesma moeda e comandaram os três jogos seguintes para tomar a liderança.

Gerrit Cole (3-1 nos playoffs, ERA de 1.82) tomou o montinho pelos Astros, depois de ser castigado pelo ataque de Washington no Jogo 1, que ocorreu na terça-feira (22). Cole brilhou na partida, apagando o poder ofensivo dos Nationals com nove strikeouts em sete entradas. Joe Ross representou os Nationals em cinco entradas, mas sofreu contra os bastões de Houston. Neste período, o pitcher sofreu cinco rebatidas, quatro corridas, dois home runs e dois walks.

Max Scherzer teria tomado o montinho por Washington, mas o ace começou a sofrer com fortes dores no pescoço na manhã deste domingo (27) e foi substituído por Ross. O arremessador recebeu ajuda médica e a equipe revelou que espera que ele esteja bem o suficiente para arremessar em um possível Jogo 7, seja como reliever ou titular, de acordo com a MLB.com.

Na primeira entrada, Ross encontrou um pouco de resistência na forma de um walk de George Springer, mas conseguiu encerrar a parte alta com uma eliminação dupla e um groundout. Na parte baixa, Cole retirou Trea Turner com um strikeout e induziu uma rebatida em linha contra Adam Eaton e uma de bola alta contra Anthony Rendon para fechar a entrada.

Yuli Gurriel marcou uma rebatida simples na segunda entrada, após a eliminação de Alex Bregman. Em seguida, Yordan Alvarez abriu o placar com seu primeiro home run nos playoffs da MLB, colocando os Astros no topo (2 a 0).

Na parte baixa da mesma entrada, os Nationals ameaçaram a dominância de Cole. Juan Soto e Howie Kendrick conseguiram rebatidas simples consecutivas, mas um strikeout contra Ryan Zimmerman e uma double play causada por uma rebatida Victor Robles finalizaram a entrada.

No topo da quarta, Alvarez contribuiu mais uma vez para os Astros com uma rebatida simples após duas eliminações. Na sequência, foi a vez do outfielder de ser impulsionado com um home run, agora de autoria de Carlos Correa, alavancando o placar para 4 a 0. O lance de Correa compôs seu 11º home run nos playoffs.

Tanner Rainey substituiu Ross no montinho a partir da sexta entrada e prontamente dispensou a parte alta induzindo bolas altas. Na parte baixa, o destaque foi Gurriel, que recebeu uma rebatida de Turner e o eliminou ao se jogar na primeira base. Cole também brilhou, encerrando o turno com dois strikeouts.

Alvarez continuou bem na parte alta da sétima, marcando um single, sua terceira rebatida na partida. Marisnick o substituiu nas bases, mas Houston não conseguiu ir longe. Uma eliminação dupla, causada por uma rebatida de Correa, junto com um strikeout contra Cole encerraram a parte alta.

Soto veio para o delírio dos torcedores no Nationals Park com um home run na parte baixa da sétima, colocando o time da casa no placar (4 a 1). O lance também quase foi recebido por Jake Marisnick no campo externo, para o choque dos torcedores dos Astros no capitólio.

Em seguida, Kendrick sofreu um strikeout e Zimmerman conseguiu um walk, abrindo outra oportunidade para os Nationals. Victor Robles foi ao bastão, mas terminou eliminado em seis arremessos. A tensão aumentou após os jogadores no dugout de Washington demonstrarem seu descontentamento com o árbitro do home plate, que acreditavam que sua definição da zona de strikes estava equivocada. Apesar da reprovação do time da casa, a entrada acabou sem mais acontecimentos.

Já contra o reliever Daniel Hudson, Springer lançou uma rebatida dupla na oitava entrada, iniciando outro round de ataque para os Astros. Hudson então cedeu um walk intencional para Michael Brantley, esperando evitar o pior. Contudo, Gurriel rebateu logo depois, impulsionando Springer com uma rebatida simples (5 a 1). Marisnick foi ao bastão, mas não conseguiu adicionar, sendo eliminado com um strikeout após seis tensos arremessos.

Cole foi substituído por Joe Smith na oitava entrada, que logo sofreu um susto com uma rebatida simples de Yan Gomes. Asdrúbal Cabrera veio em seguida, mas acabou levando um strikeout. Induzindo rebatidas altas, Smith dispensou Turner e Eaton para encerrar a parte alta. Na nona entrada, Martin Maldonado conseguiu uma rebatida simples e logo foi impulsionado por um home run de Springer (7 a 1). Foi o terceiro home run de duas corridas dos Astros na partida, concretizando a vitória de Houston.

A série volta para Houston na terça-feira (29). Os Nationals buscarão empatar a World Series com Stephen Strasburg no montinho, enquanto os Astros contarão com Justin Verlander para manter o domínio e conseguir outro título da MLB.

(Foto: Reprodução Twitter/Houston Astros)

WORLD SERIES 2019: Houston Astros 3×2 Washington Nationals

Jogo 1 – Washington Nationals 5 @ 4 Houston Astros
Jogo 2 – Washington Nationals 12 @ 3 Houston Astros
Jogo 3 – Houston Astros 4 @ 1 Washington Nationals
Jogo 4 – Houston Astros 8 @ 1 Washington Nationals
Jogo 5 – Houston Astros 7 @ 1 Washington Nationals
Jogo 6 – Washington Nationals @ Houston Astros (Minute Maid Park, 29/10, 21h07)
Jogo 7 – Washington Nationals @ Houston Astros (Minute Maid Park, 30/10, 21h08) *Se necessário

Oddsshark