10/10/2019 - 01h48

Nationals anotam grand slam contra Dodgers e decidem a Liga Nacional

Nationals aproveitam instabilidade de Clayton Kershaw e Joe Kelly para chegar em sua primeira final de Liga Nacional

Juan Soto - Los Angeles Dodgers - Washington Nationals - MLB - PlayoffsCom um grand slam do segunda base Howie Kendrick na décima entrada, o Washington Nationals venceu o Los Angeles Dodgers por 7 a 3, fora de casa, na noite desta quarta-feira (9), e vai decidir a Liga Nacional contra o St. Louis Cardinals. Os Nats fecharam em 3 a 2 a série válida pelos playoffs da MLB.

A partida ficou marcada pelo desempenho ruim de Clayton Kershaw, que novamente cedeu corridas em jogos de playoffs. Curiosamente o arremessador nunca cedeu home runs em sequência em temporada regular, sendo que no jogo desta quarta cedeu pela segunda vez em um jogo de playoffs essa marca.

Já os Nationals venceram suas duas primeiras séries em playoffs justamente nesta temporada, tendo conquistado seu último triunfo semelhante em 1981, quando a franquia era localizada em Montreal e seu nome era Expos.

Se contarmos uma franquia de Washington no beisebol, o jejum de vitória em playoffs era de 95 anos. Com o já extinto Washington Senators na World Series de 1924 tendo o último triunfo antes deste ano.

O jogo

Stephen Strasburg teve um início difícil de jogo. Após uma rebatida dupla longa do primeira base Joc Pederson, o segunda base Max Muncy conseguiu seu terceiro home run nesta série e deixou os Dodgers na frente do placar.

Na segunda entrada, mais problemas para Strasburg. Logo em seu primeiro duelo, o outfielder Kike Hernández bateu home run para o campo central e deixou os Dodgers com três corridas de vantagem.

O duelo se estabilizou até a sexta entrada. Walker Buehler tinha cedido apenas duas rebatidas até então, mas permitiu duas rebatidas seguidas – simples para o terceira base Anthony Rendon e dupla para o outfielder Juan Soto, e os Nationals anotaram sua primeira corrida na partida.

Strasburg encerrou sua partida após a sexta entrada, tendo números finais de três corridas, seis rebatidas e um walk cedidos, mas com sete strikeouts conseguidos, além de quatro entradas seguidas zeradas.

Kershaw, com emoção

Com dois walks cedidos, Buehler foi retirado pelo técnico Dave Roberts do montinho no topo da sétima entrada. O arremessador encerrou sua partida com uma corrida, quatro rebatidas e três walks cedidos, além de sete strikeouts obtidos.

Roberts escolheu o ace Clayton Kershaw para assumiu o montinho, vindo do bullpen. Com um histórico irregular nos playoffs, Kershaw iniciou seu trabalho com strikeout contra o outfielder Adam Eaton e encerrou a entrada.

Tanner Rainey entrou no montinho no lugar de Strasburg e conseguiu três rápidas eliminações para finalizar a parte baixa da sétima entrada.

Kershaw então voltou para a oitava entrada e os fantasmas também retornaram para o arremessador. Rendon e Soto bateram home runs em sequência contra o ace e empataram o jogo para os Nationals.

Grand slam nas entradas extras

Roberts então tirou Kershaw de campo e apostou em Kenta Maeda para segurar os Nationals. E o japonês não decepcionou, registrando três eliminações por strikeout em sequência.

O técnico dos Nationals, Dave Martinez, colocou o arremessador Patrick Corbin para reforçar o bullpen e Corbin não decepcionou também, terminando a entrada sem ceder rebatidas e com dois strikeouts.

Joe Kelly pelos Dodgers e Daniel Hudson pelos Nationals entraram na nona entrada e não tiveram problemas para levar o jogo para as entradas extras.

Kelly retornou para o montinho dos Dodgers e os problemas também. Primeiro walk para Eaton, seguido por uma dupla para Rendon. Nesse cenário, Roberts cedeu walk automático para Soto e optou por enfrentar Kendrick.

Mas logo no segundo arremesso da série, Kendrick conseguiu bom contato e anotou o grand slam para o campo central para colocar os Nationals na frente do placar. Kenley Jansen substituiu Kelly no montinho e conseguiu ao menos fechar a décima entrada sem ceder mais corridas.

Martinez colocou no montinho para fechar o jogo o reliever Sean Doolittle e o closer não decepcionou. Com três rápidas eliminações, Doolittle encerrou o jogo e confirmou os Nationals na final da Liga Nacional.

Final da Liga Nacional

A série entre Nationals e Cardinals começa nesta sexta-feira (11), com St. Louis tendo a vantagem de decidir a sétima partida em casa.

Os confrontos começam em St. Louis, ainda sem os arremessadores definidos.

Oddsshark