25/09/2019 - 14h20

Nationals garantem vaga nos playoffs pela terceira vez em quatro anos

O Washington Nationals, mesmo após um início conturbado, conseguiu se classificar aos playoffs

O Washington Nationals garantiu sua vaga nos playoffs após derrotar o Philadelphia Phillies por 6 a 5 nesta terça-feira. Com isso, é a terceira vez nas últimas quatro temporadas, e a quinta vez em oito temporadas, que a equipe se classifica para a pós-temporada. A equipe ainda luta para garantir o mando de campo na partida de wild card, que tende a ser contra o Milwaukee Brewers.

É a primeira vez na história da franquia que a vaga é conquistada via wild card. Os Nationals buscam vencer a primeira série de playoff desde que se mudaram para Washington, e a primeira desde quando ainda se chamavam Montreal Expos, em 1981.

O grand slam do shortstop Trea Turner se mostrou ser a rebatida da partida. Além disso, o brasileiro Yan Gomes teve um home run e uma rebatida de sacrifício para que os Nationals vencessem e junto com a derrota do Chicago Cubs garantissem sua vaga nos playoffs. Pelos Phillies, os dois home runs de Brad Miller, e o HR do ex-jogador de Washington Bryce Harper não foram o suficiente para que as pretensões da equipe na temporada acabassem oficialmente.

No dia 23 de maio, os Nationals tinham uma campanha de 19 vitórias e 31 derrotas com uma probabilidade de 3,4% de ir aos playoffs. Desde então a equipe venceu 69 jogos e perdeu apenas 38 partidas. Além disso, conseguiu a melhor sequência em um período 80 jogos da história da franquia (54-26)

Washington se tornou apenas a terceira equipe a vencer menos de 20 de seus primeiros 50 jogos e ainda chegar à pós-temporada. Os Nationals se juntam ao Pittsburgh Pirates de 1974, que chegou à final da Liga Nacional, e o Houston Astros de 2005, que perdeu a World Series para o Chicago White Sox. Os Nats também se tornaram um de nove times a ter uma campanha pelo menos 12 jogos abaixo de 50% de aproveitamento e conseguir uma vaga.

Após a confirmação da vaga alguns jogadores, como o arremessador Javy Guerra e o shortstop Trea Turner, se manifestaram. De acordo com a repórter da MLB.com Brittany Ghiroli, Guerra declarou: “Isso é exatamente como deveria ser. Nós somos muito bons, e boa sorte a quem for nos enfrentar”. Já no caso de Turner, ele afirmou: “Todos nesta equipe visualizaram este exato momento. Quando estávamos 19-31 nós falamos como íamos rir de todos fora da equipe, e de tudo o que estavam falando. E aqui estamos”.

O arremessador Stephen Strasburg disse também que teria sido mais fácil ter desistido da temporada em maio, mas que “não é o espírito deste elenco”.

A equipe de Washington até o final da temporada enfrentará os Phillies mais duas vezes, nesta quarta e nesta quinta-feira. Logo em seguida, para terminar a temporada, os Nationals enfrentam o Cleveland Indians, que ainda busca uma vaga nos playoffs na Liga Americana.

Foto: Reprodução Twitter/Washington Nationals

Oddsshark