MLBPA requisita temporada de 114 jogos, além de novas propostas
O sindicato dos jogadores realizou oficialmente sua contraproposta para a MLB, visando a maiores benefícios aos atletas
A Major League Baseball Players Association (ou simplesmente MLBPA/sindicato dos jogadores) entregou neste domingo (31) sua contraproposta oficial de “volta aos jogos” para a liga, de acordo com fontes confiáveis como Evan Drellich e Ken Rosenthal, do The Athletic, além de Jeff Passan, da ESPN.
A proposta dos atletas inclui: um calendário com 114 jogos, começando em 30 de junho e acabando em 31 de outubro; o poder para qualquer jogador ‘desistir’ de participar da temporada, caso se sinta desconfortável em meio à situação do coronavírus; playoffs expandidos (de 10 para 14 equipes) em 2020 e 2021; um avanço salarial de US$ 100 milhões para ser dividido entre os jogadores no ‘Spring Training 2.0’.
A primeira contraproposta oficial dos jogadores, que vem como resposta à proposta enviada pela MLB anteriormente que foi totalmente rejeitada pelos atletas, vem em um momento crítico. A liga está tentando ter o beisebol como primeiro esporte a retornar para os campos americanos.
Embora o sindicato dos jogadores espere que sua proposta seja rejeitada pela liga, existe também o desejo de que os pontos sugeridos sirvam como uma ‘ponte’ para ambos, algo que balanceie o interesse dos dois lados em uma nova proposta da MLB, talvez ainda nesta semana.
Outra ideia dos jogadores é, em caso do cancelamento dos playoffs em 2020, que a liga realize um pagamento de US$ 100 milhões diferidos.
Sobre a possibilidade de atletas ‘desistirem’ da temporada devido à COVID-19, a própria MLB havia sugerido tal ideia, porém apenas para jogadores que fazem parte do grupo de risco da doença, ou que teriam familiares no grupo de risco.
Para o sindicato, todos os jogadores devem ter esse direito, e sem ter de abdicar de seus salários.
Os atletas também sugeriram a realização de um All-Star Game e de um Home Run Derby após o término da temporada, com a visão de gerar uma receita financeira adicional aos clubes.
De acordo com algumas informações e especulações, alguns donos de equipe já estão inclinados ao cancelamento da temporada.
(Foto: Reprodução Twitter/New York Mets)