MLBPA aceita temporada de 60 jogos, com Opening Day no fim de julho
Com acordo, Spring Training começa em 1º de julho e Opening Day da MLB é previsto para 23 ou 24 de julho
Finalmente, depois de uma longa novela, podemos dizer que o beisebol está de volta. Nesta terça-feira (23), a MLBPA e a MLB entraram em acordo para o retorno do beisebol, com os jogadores se reapresentando para os training camps no dia 1º de julho e o Opening Day previsto para o dia 23 ou 24 de julho, iniciando uma temporada de 60 jogos.
O último empecilho para o retorno – o acordo quanto aos protocolos de saúde e segurança – foi superado nesta terça.
Na temporada regular, os times realizarão dez jogos contra rivais divisionais e 20 outros jogos contra adversários geográficos da outra liga – times da AL Oeste enfrentarão times da NL Oeste, times da AL Central enfrentarão os da NL Central e os da AL Leste enfrentarão os NL Leste. Os confrontos entre Cubs e White Sox, Yankees e Mets, Dodgers e Angels, A’s e Giants ocorrerão seis vezes. Segundo a MLB, a maioria dos times deve realizar os jogos de Spring Training em suas respectivas cidades.
Vale lembrar que na segunda-feira (22), os donos das equipes votaram favoravelmente à imposição da fórmula de disputa para a temporada 2020. Escolhendo uma temporada com esse número de jogos, a liga opta por fazer uso do seu direito de impor um calendário com a duração desejada e terá o maior número de jogos possível até o dia 27 de setembro.
Além disso, essa temporada pode servir como desestímulo para a MLBPA levar o assunto ao campo judicial no futuro – a Associação deve entrar com uma queixa contra a MLB, cobrando a falta de compromisso da liga quanto à realização de uma temporada o mais completa possível.
Sob uma temporada imposta, os jogadores receberão 100% dos salários proporcionais – cerca de 37% dos salários completos, totalizando US$ 1,5 bilhão. Os playoffs terão dez equipes, os jogadores não receberão perdão pelo adiantamento de US$ 170 milhões dado em decorrência do acordo de março e não receberão dinheiro na pós-temporada.
Os jogadores não usarão microfones nos uniformes durante os jogos e os times não usarão anúncios nos uniformes. A proposta de rebatedor designado universal deve ser mantida, como parte dos protocolos de saúde e segurança.
“A Major League Baseball está animada em anunciar que a temporada 2020 está no horizonte. Nós fornecemos à Associação dos Jogadores um cronograma com 60 jogos e estamos empolgados em presentear nossos fãs com beisebol novamente”, afirmou o comissário da MLB Rob Manfred.
Foto: Michael Reaves/Getty Images