MLB não fará contraproposta a sindicato e mantém ideia de até 60 jogos
Liga não parece disposta a negociar com a MLBPA em qualquer base superior a 60 jogos
A MLB segue seu ritmo de dúvida sobre como e se ocorrerá sua temporada 2020. O novo impasse surge com a nova proposta do sindicato dos jogadores, que ofereceu uma ideia de 70 jogos neste ano, porém a liga recusou e segue firme na ideia de uma temporada de no máximo 60 jogos, com salários proporcionais.
“A MLB informou à associação dos jogadores que não responderá à nossa última proposta e não jogará mais de 60 jogos”, afirmou o diretor executivo da MLBPA, Tony Clark, em comunicado nesta sexta-feira. “Nosso conselho executivo se reunirá em um futuro próximo para determinar os próximos passos. Vale dizer que os jogadores continuam comprometidos em voltar ao trabalho o mais rápido possível”, informou o sindicato em nota. Esta reunião deve acontecer neste sábado.
Agora os jogadores possuem duas opções: aceitar a oferta de 60 jogos com playoffs expandidos, junto com a promessa de não apresentar queixas judiciais contra o comissário Rob Manfred, ou rejeitar um possível acordo e forçar o comissário a implementar um calendário unilateralmente, com playoffs tradicionais.
Em março, quando a pandemia de coronavírus obrigou o fim do spring training, houve um acordo entre a liga e os jogadores, para que quando os jogos voltassem, os atletas recebessem salários proporcionais ao número de jogos, mas também poderiam discutir a viabilidade econômica, uma vez que a presença de torcedores nos estádios seria inviável neste momento de pandemia. As negociações, no entanto, se arrastam.
A semana teve altos e baixos nas negociações. Na quarta-feira (17), Mandred afirmou que a MLB e a MLBPA tinham uma estrutura de acordo para 60 jogos com salários proporcionais completos. No entanto, Clark negou a oferta e os jogadores propuseram uma temporada de 70 jogos.
Muitos pensaram que um meio termo poderia ocorrer, mas o anúncio desta sexta-feira deixa essa questão mais complicada.
(Foto: Alex Trautwig/MLB Photos/ Divulgação)