MLB não encontra roubo de sinais, mas multa D-Backs por Apple Watch em dugout
Treinador de Arizona foi visto usando dispositivo eletrônico no banco de reservas durante partida no Wild Card
A Major League Baseball anunciou, nesta sexta-feira (6), que não encontrou qualquer irregularidade no uso de um Apple Watch por Ariel Prieto, técnico e intérprete do Arizona Diamondbacks, durante a vitória por 11 a 8 sobre o Colorado Rockies, válida pelo Wild Card da Liga Americana, na quarta (4).
Ainda assim, a direção da liga declarou que Preito “violou regulamentos da MLB por portar esses dispositivo no dugout”. “Em função disso, ele e os D-Backs foram multados por um valor que não será revelado”, completou a entidade. A quantia paga pela franquia e pelo treinador serão destinados ao auxílio às vítimas dos últimos furacões em Porto Rico.
MLB statement on the Ariel Prieto/Apple Watch ordeal from the wild-card game: pic.twitter.com/RaNkmt9bpv
— Nick Piecoro (@nickpiecoro) 6 de outubro de 2017
Na última quarta-feira (4), Prieto foi flagrado por câmeras de transmissão de televisão com um Apple Watch no pulso. Horas depois da partida, a MLB anunciou que iria investigar as circunstâncias em que o aparelho estava sendo usado, principalmente para evitar que ele tenha sido utilizado para roubo de sinais entre arremessadores e receptores adversários.
A investigação acontece cerca de um mês depois do Boston Red Sox ser multado justamente pelo mesmo problema. À ocasião, o New York Yankees denunciou tal uso do aparelho à MLB. Os Bo-Sox, por sua vez, não negaram o roubo de sinais e, por isso, foram punidos pela liga.
Apesar de multar os Red Sox pelo uso do Apple Watch, Rob Manfred, comissário da MLB, reiterou que o roubo de sinais em si não constitui uma infração de acordo com o estatuto da MLB, sendo esta uma regra do código de conduta não escrito da modalidade. No entanto, “o regulamento proíbe o uso de equipamentos eletrônicos durante os jogos e estabelece que nenhum desses dispositivos ‘pode ser usados com o objetivo de roubar sinais ou transmitir informações que darão vantagens a um clube’”, disse o dirigente.
(Foto: Reprodução/ MLB.com)