16/03/2020 - 16h52

MLB irá adiar começo da temporada regular por mais oito semanas

Após reunião com as equipes, comissário da MLB suspende jogos até maio; atividades de scouting também são proibidas

Nesta segunda-feira (16) a MLB anunciou que irá adiar o começo da temporada regular por mais oito semanas como medida de segurança contra o novo coronavírus. Em uma nota divulgada para a imprensa, a liga esclarece que irá seguir as diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, um dos principais órgãos de saúde pública dos Estados Unidos.

“Seguindo as recomendações atualizadas na noite anterior pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, que restringem eventos com mais de 50 pessoas nas próximas oito semanas, a abertura da temporada regular de 2020 será adiada de acordo com esta orientação”, revelou a liga.

A nota também afirma que a MLB planeja realizar a maior quantidade possível de jogos após o início da temporada e não garante uma temporada completa de 162 partidas por equipe: “A MLB manterá seus torcedores informados sobre as decisões relacionadas com a programação de 2020 nos dias e semanas a seguir. Os times continuam comprometidos em jogar o maior número possível de jogos quando a temporada começar”.

Por último, a liga pediu cautela por parte dos torcedores: “Nós continuaremos a monitorar a situação e a implementar as precauções e práticas recomendadas pelos especialistas em saúde e pedimos que todos os fãs de beisebol façam o mesmo. A MLB estende seus melhores desejos a todos os indivíduos e comunidades que foram afetados pelo coronavírus”.

Com a nova suspensão, está previsto que a temporada comece somente a partir do mês de maio. Contudo, o comissário da liga, Rob Manfred, afirmou que a liga ainda não possui uma data certa para o começo dos jogos, segundo Derrick Goold, do jornal St. Louis Post-Dispatch. “Nós não vamos anunciar um dia de abertura alternativo no momento”, contou o comissário. “Vamos ter que ver como as coisas se desenvolvem”.

De acordo com Joel Sherman, do jornal New York Post, a MLB não informou se o Draft de 2020 será cancelado ou adiado. O evento acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho. O All-Star Game, marcado para 14 de julho no Dodger Stadium, também não sofreu alterações. Contudo, o foco da liga permanece em realizar a maior quantidade possível de jogos em 2020.

A MLB também suspendeu todas as atividades de scouting, segundo Ken Rosenthal, do The Athletic. A proibição vale para jogos, treinos e visitas dentro e fora dos Estados Unidos. Qualquer contato de olheiros com jogadores também não é permitido. A medida tem o objetivo de impedir que certas equipes obtenham qualquer tipo de vantagem sobre as demais.

O anúncio da liga vem depois da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus na MLB. Um jogador do sistema de ligas menores do New York Yankees, cujo nome ainda não foi divulgado, testou positivo para o COVID-19 e foi colocado em quarentena na sexta-feira (13) após sofrer com uma febre.

(Foto: Reprodução Facebook/MLB)

Oddsshark