MLB avança com planos de publicidade nos uniformes em 2023
Novo acordo firmado permite que franquias adicionem adesivos publicitários
A MLB esta avançando nas negociações para a implementação de adesivos de publicidade nos uniformes das franquias a partir da temporada 2023.
Esta movimentação é possível devido ao novo acordo trabalhista firmado entre a MLB e a MLBPA, em março, que permite que as equipes coloquem anúncios nos uniforme e capacetes na próxima temporada.
O San Diego Padres, em abril, anunciou parceria com a Motorola, e se tornou a primeira franquia de beisebol com um acordo para 2023.
“Suponho que os anúncios nas camisas são uma realidade da vida nos esportes profissionais”, declarou Rob Manfred, comissário da MLB à Baseball Writers Association of America. “Essa é uma fonte de receita significativa o suficiente para ser para o esporte ignorar a longo prazo. Julgo que essa é a verdade.”
A Major League Soccer foi a primeira, desde 2007, entre as principais ligas esportivas norte-americanas a permitir anúncios nas camisetas.
Nas outras ligas, a NBA começou a comercializar o logo de patrocinadores na temporada 2017-2018. A NHL permitiu anúncios nos capacetes na temporada 2020-2021 e nas camisas desde a temporada passada.
Manfred tem defendido experimentos com novos visuais nas jerseys, como por exemplo os uniformes usados no All-Star Game de 2021, onde os nomes das franquias foram abreviados. Em 2022, os uniformes do jogo das estrelas continham as letras douradas em um fundo branco, para a Liga Nacional, e um cinza, para a Liga Americana.
“Acho importante experimentar coisas assim, para dar ao jogo um visual um pouco diferente. Nunca pensei que um time de beisebol usando camisas diferentes em um jogo fosse algo particularmente atraente para nós”, completou Manfred.
Desde que a Nike assumiu o fornecimento de uniformes da MLB em 2020, foram lançadas algumas linhas alternativas de camisas e, em 2021, criou a série especial de jerseys City Connect, com um conceito diferente, homenageando a cultura e a tradição das cidades.
De acordo com Manfred, o conceito da City Connect gerou desconforto e a até apreensão nos torcedores mais tradicionais, porém a linha é um grande sucesso de marketing desde seu lançamento.
“Entendo que as pessoas podem ter visões diferentes sobre esse tópico, mas isso é parte de um programa maior, projetado para comercializar o jogo de uma maneira não tradicional,” finalizou o comissário.
(foto: divulgação Twitter/MLB)