MLB anuncia candidatos para o Roberto Clemente Day
Torcedores poderão começar a votar na próxima quarta-feira(16), dia de homenagens à lenda

Roberto Clemente deixou seu legado dentro da Major League Baseball e é lembrado até hoje. (crédito: Mini Biography)
A Major League Baseball e a patrocinadora Chevrolet anunciaram na tarde desta segunda-feira(14) os candidatos para o prêmio Roberto Clemente, entregue anualmente na World Series.
Os fãs poderão começar a votar na quarta-feira, no Roberto Clemente Day, para decidirem quem deverá ocupar o cargo que era de Paul Konerko e Jimmy Rollyns em 2014.
Os candidatos da Liga Americana são: Brian Matusz do Baltimore Orioles, Brock Holt do Boston Red Sox, David Robertson do Chicago White Sox, Carlos Carrasco do Cleveland Indians, Miguel Cabrera do Detroit Tigers, George Springer do Houston Astros, Alex Gordon do Kansas City Royals, Hector Santiago do Los Angeles Angels , Torii Hunter do Minnesota Twins, Mark Teixeira do New York Yankees, Stephen Vogt do Oakland Athletics, Charlie Furbush do Seattle Mariners, Chris Archer do Tampa Bay Rays, Adrian Beltre do Texas Rangers e José Bautista do Toronto Blue Jays.
Os candidatos da Liga Nacional são: Paul Goldschmidt do Arizona Diamondbacks, Jason Grilli do Atlanta Braves, Anthony Rizzo do Chicago Cubs, JJ Hoover do Cincinnati Reds, Kyle Kendrick do Colorado Rockies, Adrian Gonzalez do Los Angeles Dodgers, Dee Gordon do Miami Marlins, Jonathan Lucroy do Milwaukee Brewers, Curtis Granderson do New York Mets, Ryan Howard do Philadelphia Phillies, Andrew McCutchen do Pittsburgh Pirates, Adam Wainwright do St. Louis Cardinals, Andrew Cashner do San Diego Padres, Javier Lopez do San Francisco Giants e Denard Span do Washington Nationals.
O prêmio reconhece o jogador que melhor representa o jogo através de contribuições positivas dentro e fora do campo, incluindo desportivismo e envolvimento com a comunidade. Cada clube nomeia um jogador para prestar homenagem às realizações e caráter de Clemente, reconhecendo jogadores atuais que realmente entendem o valor de ajudar os outros.
História de Roberto Clemente
Roberto Clemente foi uma figura muito importante não só para a Major League Baseball, mas para o cenário esportivo americano. Nascido em Carolina, Porto Rico, em 18 de agosto de 1934, ele atuou durante toda a sua carreira nas grandes ligas pelo Pittsburgh Pirates.
Roberto prezava tanto por sua origem que mesmo após os Pirates levarem a World Series de 1971 para casa, ele começou uma entrevista em espanhol, mandando mensagem para seus contarraneos, e só depois respondeu os repórteres, desta vez, em inglês.
Além de ser um jogador notável dentro de campo, fora dele era ainda mais respeitado. Costumava ajudar nãos somente os moradores de Porto Rico, mas também os americanos.
Pouco depois de decolar em uma aeronave sobrecarregada para levar suprimentos às vítimas de um terremoto na Nicarágua, o avião caiu e sumiu no mar na costa de Isla Verde, em Porto Rico, curiosamente sua terra natal. Ele havia resolvido acompanhar a entrega, pois as anteriores foram interceptadas por funcionários nicaraguenses corruptos. Seu corpo e os dos quatro outros ocupantes do avião nunca foram encontrados. Em Pittsburgh o prefeito declarou luto oficial e declarou uma mensagem, em espanhol: “Adiós, Amigo Roberto”.
Após sua morte o Hall da Fama norte-americano dispensou o período normal de espera, de cinco anos, e elegeu Clemente como o primeiro latino-americano no Hall.