MLB pune árbitro por comentário pejorativo sobre Adrian Beltre
A liga interpretou que Joe West foi desrespeitoso com o terceira base e por isso ficará três jogos suspensos do beisebol
Um dos principais árbitros da MLB, Joe West foi punido pela liga com três dias de suspensão devido aos comentários que ele fez ao terceira base Adrian Beltre, atualmente no Texas Rangers. Segundo a instituição, um conteúdo dito pelo árbitro e publicado pelo USA Today foi um deboche e desrespeitoso ao atleta.
A situação aconteceu no dia 20 de junho, quando o veículo resolveu fazer uma reportagem para simbolizar os 5.000 jogos de West como árbitro na Major League Baseball. No entanto, o que era para ser mais uma matéria de celebração à uma marca histórica no esporte, ganhou grandes proporções quando o entrevistado foi perguntado qual era o jogador que mais reclamava das marcações da arbitragem, e que teve como resposta: “Não tem como não ser Adrian Beltre”.
O árbitro continuou a responder e explicou por que o nome certo para essa resposta era o do terceira base do Rangers. “Todo arremesso que você chama um strike, ele diz: ‘Whoa! Whoa! Whoa!’. Eu estive em um jogo com ele recentemente e estava no meio das entradas. Ele me disse: ‘Aquela bola foi fora da zona’”, afirmou West. “Foi aí que eu disse para ele: ‘Você pode ser um grande jogador de beisebol, mas você seria o pior árbitro da Liga. Você fede’”.
Em entrevista na terça-feira, Beltre disse que achou desnecessária a punição a West, entendendo que foi uma brincadeira do juiz. A World Umpires Association (Associação Mundial de Árbitros) afirmou em um comunicado que também não achava justa a suspensão, que segundo a MLB, aconteceu por uma “aparente falta de imparcialidade”. “Brincadeiras entre árbitros e jogadores fazem parte da rotina do jogo. Nós somos totalmente contrários à decisão de punir Joe West simplesmente por compartilhar uma situação cômica com um jogador”, ressaltou a WUA.
A punição ganhou ares maiores não só pela polêmica se a MLB agiu corretamente ou não, mas também pelo o que Joe West representa para o esporte norte-americano. Na principal liga de beisebol do país, o árbitro é o terceiro com mais partidas em toda história, atrás apenas de Bill Klemm, com 5.375 jogos, e Bruce Froemming, com 5.163, e está há 10 partidas de ultrapassar o lendário Gerry Davis, como árbitro com mais partidas nos Playoffs.
Foto: Reprodução/Twitter