Josh Donaldson pede desculpas a Tim Anderson e família de Jackie Robinson por comentário racista
Terceira base dos Yankees chamou Tim Anderson de “Jackie” em partida realizada no dia 21 de maio
O terceira base do New York Yankees Josh Donaldson emitiu, nesta quinta-feira (26), uma declaração sobre o comentário julgado como racista que dirigiu ao shortstop do Chicago White Sox Tim Anderson, chamando-o de “Jackie”, em referência ao lendário Jackie Robinson.
No comunicado, Donaldson disse que pediu desculpas a Anderson no fim de semana e que sua “visão pessoal dessa discussão não mudou e, absolutamente, não quis desrespeitá-lo”. Donaldson também emitiu um pedido de desculpas à viúva de Jackie Robinson, Rachel, e à família de Robinson “por qualquer sofrimento que este incidente possa ter causado”.
Statement from Josh Donaldson: pic.twitter.com/suVndRyAze
— Mark Feinsand (@Feinsand) May 26, 2022
O caso
Donaldson chamou Anderson de “Jackie” em campo durante a primeira entrada de um jogo entre White Sox e Yankees em 21 de maio. Após o jogo, Anderson disse a repórteres que Donaldson “fez um comentário desrespeitoso”.
Tim Anderson says Josh Donaldson referred to him as "Jackie [Robinson]" pic.twitter.com/sk8R7HEJ7w
— White Sox Talk (@NBCSWhiteSox) May 21, 2022
Donaldson tentou minimizar o significado de seu comentário: “Obviamente, ele considerou desrespeitoso.”, disse o infielder dos Yankees no sábado para repórteres. “Olha, se ele se sentiu assim, eu peço desculpas. Não havia nenhum significado em dizer isso para ele, a não ser que ele se chamasse assim. É isso.”.
Falando a repórteres na terça-feira, Anderson disse que Donaldson fez um comentário semelhante quando os dois jogaram um contra o outro em 2019: “e eu disse a ele que não precisamos conversar novamente”.
“Eu não vou falar com você, você não vai falar comigo se é assim que você vai se referir a mim.”, acrescentou Anderson. “Então eu sei que ele sabia exatamente o que estava fazendo, porque eu já disse a ele.”.
Anderson disse a Stephanie Apstein, da Sports Illustrated, em 2019 que ele “meio que” se sente como o Jackie Robinson de hoje em dia. “Ele mudou o jogo e sinto que estou chegando a um ponto em que preciso mudar o jogo”. No contexto da história de Apstein, Anderson fez seu comentário sobre se sentir isolado na Major League Baseball devido à falta de jogadores afro-americanos no esporte.
A Major League Baseball anunciou uma suspensão de um jogo para Donaldson e uma multa não revelada. Ele está recorrendo da decisão.
(Foto: Ron Vesely/Getty Images)