Especulações surgiram nesta inter-temporada após ida de Votto a Toronto, sua cidade natal
O general manager do Cincinnati Reds, Nick Krall, disse que consideraria trocar Joey Votto para o Toronto Blue Jays, se o jogador pedisse. A situação dos Reds em relação à disputa dos playoffs também iria pesar em uma possível decisão, afirmou Krall a Jim Bowden, do The Athletic, nesta segunda-feira (20). Votto é natural de Toronto, no Canadá, e fez publicações nas redes sociais durante a offseason de momentos que passou na cidade.
Apesar destas falas, o plano principal da equipe é que o jogador de primeira base permaneça no clube até a sua aposentadoria. Votto chegou à Major League Baseball em 2007, aos 23 anos, e ao longo de toda sua carreira sempre vestiu a camisa dos Reds.
Além disso, os Blue Jays já contam com Vladimir Guerrero Jr., atual vencedor do gold glove da liga americana como primeira base. E também, nesta inter-temporada contrataram Brandon Belt, que joga na mesma posição.
Votto está se recuperando de uma cirurgia no ombro esquerdo, realizada no final da temporada passada, em agosto. Ainda há dúvidas sobre a data do seu retorno, porém, sua recuperação está evoluindo.
“Sinto que estou fazendo um progresso muito bom. Eu me sinto muito saudável, eu me sinto bem. Só vou precisar de um pouco de tempo para aumentar o volume para jogar. Minha inter-temporada foi dedicada à reabilitação”, relatou o jogador ao MLB.com.
Nesta temporada, o contrato de dez anos assinado em 2012 chega ao fim. Porém, Votto tem US$ 25 milhões garantidos para receber neste ano. E ainda há uma opção do clube de US$ 20 milhões para estender o contrato até 2024.
Atualmente, aos 39 anos, o atleta coleciona recordes pelo time, sendo o segundo jogador com mais home runs da história dos Reds, o terceiro em corridas impulsionadas, o sexto em partidas disputadas e já foi seis vezes All-Star.
Em razão da lesão, ano passado Votto só participou de 91 jogos, conseguindo 11 home runs, 41 corridas impulsionadas e 20,5% de aproveitamento no bastão. No decorrer dos 16 anos de carreira, ele tem 342 home runs e 1.106 RBIs, em 1.991 jogos.
(Foto: Reprodução Twitter/Cincinnati Reds)