Arremessadores do New York Yankees e San Diego Padres foram eleitos os melhores da posição na MLB
A Major League Baseball anunciou os vencedores do prêmio de Cy Young 2023, para os melhores arremessadores de cada liga, nesta quarta-feira (15). O vencedor da Liga Americana foi Gerrit Cole, do New York Yankees, e pela Nacional, foi Blake Snell, do San Diego Padres.
Cole conquistou a premiação de forma unânime e pela primeira vez na carreira, após dois vices, em 2019 e 2021. Na final ele superou os concorrentes Kevin Gausman, do Toronto Blue Jays, e Sonny Gray, do Minnesota Twins. Snell, no entanto, levou o prêmio para casa pela segunda vez, o primeiro em 2018 pelo Tampa Bay Rays, e se tornou o sétimo pitcher a conquistar o título pelas duas ligas. Desta vez, ele derrotou Zac Gallen, do Arizona Diamondbacks, e Logan Webb, do San Francisco Giants.
Apesar dos dois times não terem feito uma boa temporada e nem ido aos playoffs, Cole e Snell foram os pontos positivos de Nova York e San Diego. Neste ano, Cole se manteve sólido durante todo o ano, sendo cogitado como candidato para o prêmio antes do All-Star Game. Já Snell, por outro lado, não foi eleito como All-Star e desbancou a forte concorrência de Spencer Strider, do Atlanta Braves, que foi de candidato a fora da lista final de Cy Young.
Nesta temporada, aos 33 anos, Cole teve uma campanha de 15 vitórias e apenas quatro derrotas. Ele liderou a Liga Americana em ERA com 2,63 e terminou em primeiro lugar da MLB em WHIP (soma de walks e rebatidas dividida por entradas) com 0,981, em 209 entradas completas. Em 2023, ao todo, foram 222 strikeouts, 20 home runs, e 61 corridas merecidas, em 33 partidas.
Após um começo de ano complicado, Snell dominou o montinho a partir do final de junho. O arremessador teve 14 vitórias e nove derrotas em sua conta, sendo o líder em ERA de toda a MLB, com 2,25. Snell terminou a temporada como segundo lugar com mais strikeouts na Liga Nacional, 234. Ele também foi o primeiro no quesito de aproveitamento dos rebatedores contra ele, com 18%. No total, Snell arremessou por 180 turnos, cedendo 15 home runs e 45 corridas.
A Associação Americana de Cronistas de Beisebol (BBWAA) é a realizadora da votação dos prêmios. Os calouros e técnicos do ano já foram anunciados, e nesta quinta-feira (16) será divulgado os MVPs da Liga Americana e Nacional.
(Foto: Divulgação/MLB