Decisão unânime abre caminho para que os A's deixem Oakland em breve
Os 30 donos de franquias da MLB aprovaram nesta quinta-feira (16), de forma unânime, a mudança do Oakland Athletics para Las Vegas. Eram necessários apenas três quartos de votos a favor da decisão. Com isso, os A’s têm caminho aberto para seguir com os planos de realocação.
A mudança ainda depende de alguns trâmites antes de se tornar oficial. O principal deles é a confirmação da construção de um novo estádio em Las Vegas, que deve custar US$ 1,5 bilhão e ficaria pronto para a temporada 2028. O governo do estado de Nevada se compromete a investir US$ 380 milhões na obra, mas o sindicato dos professores local deve entrar na justiça para impedir que a verba pública seja usada, o que pode atrasar os planos e, potencialmente, reverter o cenário atual de realocação dos A’s.
Porém, caso tudo corra como previsto, o time deve fazer sua última temporada em Oakland em 2024, data final do atual contrato da franquia com o estádio Coliseum. Nos anos seguintes, durante as obras em Las Vegas, os Athletics planejam jogar no Oracle Park, casa do San Francisco Giants, ou em campos de Triple-A em Sacramento e Vegas.
Essa será a segunda mudança de cidade de um time da MLB neste século. A anterior foi do antigo Montreal Expos, que em 2005 virou Washington Nationals. Além disso, será também a quarta cidade sede na história dos A’s, que antes já estiveram também em Philadelphia e Kansas City.
Nove vezes campeões da World Series, os Athletics ganharam quatro desses títulos sediados em Oakland. O último deles, em 1989. Porém, não é de hoje que existe um debate sobre a viabilidade da franquia seguir na cidade californiana. Além dos baixos públicos no Coliseum, o estádio é bastante criticado pela falta de estrutura para receber jogos da MLB atualmente. Negociações para construção de uma nova arena em Oakland nunca avançaram com a prefeitura da cidade.
A mudança era um desejo antigo do dono dos Athletics, John Fisher. Recentemente, o dirigente foi alvo da fúria dos torcedores de Oakland, que em muitos jogos da temporada protestaram contra a ideia e pediam para que Fisher vendesse a franquia.
Os A’s seguirão o caminho de outras franquias da cidade que se mudaram recentemente em outras ligas americanas, caso dos Raiders na NFL, que também trocaram Oakland (e o mesmo Coliseum) por Las Vegas, e dos Warriors na NBA, que estão, atualmente, em San Francisco.
(Foto: Reprodução Twitter/Oakland Athletics)