Com mais 2 contratados, número de brasileiros na MLB aumenta em 2018
Arthur Sabino e Gabriel Barbosa fecham contratos e aumentam para 18 o número de atletas brasileiros na MLB
Nesta semana, os torcedores e amantes de beisebol no Brasil tiveram uma ótima notícia. Dois jovens brasileiros, Arthur Sabino, natural de Pereira Barreto, e Gabriel Barbosa, de Bastos, pequenas cidades do interior de São Paulo, acertaram contratos com equipes da Major League Baseball. O primeiro fechou contrato com o Texas Rangers e já assinou seu acordo, enquanto que o segundo é um dos novos talentos do Colorado Rockies e assina o vínculo nesta sexta-feira (06).
Desta forma, o número de brasileiros com contratos ativos na MLB (incluindo acordos de ligas menores) sobe de 14 para 18, um novo recorde para o país – no começo de 2018, outros dois brasileiros assinaram contratos: o arremessador Igor Januário (19 anos) e o defensor de campo externo e rebatedor Gunn Omosako (17), ambos que foram contratados pelo Seattle Mariners.
Desses jovens, seis fizeram parte do programa de beisebol amador da Academia MLB Brasil, iniciativa pioneira no Brasil que busca gerar mais oportunidades aos jovens talentos nos Estados Unidos e trazer resultados positivos na Olimpíada de 2020, que será realizada em Tóquio e que terá a inserção do beisebol no quadro olímpico.
Vale ressaltar que dos 18 brasileiros com contratos assinados com times da Major League Baseball, 11 são arremessadores, além de André Rienzo, primeiro arremessador do Brasil na MLB e que nos dias de hoje atua no beisebol profissional mexicano. Os números positivos podem incentivar ainda mais os jovens e o projeto da Academia, que busca, para os próximos projetos, proporcionar aos jovens atletas locais a possibilidade de terem bolsas de estudos nos Estados Unidos.
Com isso, os dois novos integrantes da Liga se juntam aos outros brasileiros que assinaram contrato recentemente com uma das 30 equipes da MLB. Na temporada de 2017, Christian Pedrol assinou com o Seattle Mariners, Heitor Tokar e Victor Coutinho se juntaram ao grupo de jogadores do atual campeão Houston Astros, enquanto que o arremessador Eric Pardinho, fenômeno internacional, escolheu as cores e boné do Toronto Blue Jays.
Recentemente, o Brasil teve dois nomes de sucesso na principal liga de beisebol do mundo. Na temporada de 2015, o outfielder Paulo Orlando foi uma das peças fundamentais para que o Kansas City Royals conquistasse o título diante do New York Mets. Já no seguinte, na edição de 2016, o catcher Yan Gomes esteve muito perto de repetir a marca do compatriota, mas o Cleveland Indians perdeu o jogo sete da World Series para o Chicago Cubs.
Yan segue com moral nos Indians e é o receptor titular da equipe, enquanto Orlando enfrenta um vai e vem nos Royals, com idas frequentes para o Triple-A. Além dele, Luiz Gohara está no elenco principal do Atlanta Braves na MLB.
(Fotos: Divulgação MLB Brasil)