24/03/2020 - 21h20

Bud Black afirma que MLB pode limitar rodadas duplas em sete entradas

Em entrevista, manager dos Rockies afirmou que a liga pode limitar quantidade de entradas para acomodar mais jogos em uma temporada curta

O surto do coronavírus paralisou o mundo dos esportes e apresentou árduos desafios para a MLB. Em busca de uma solução para acomodar uma temporada reduzida em 2020, a liga pode implementar rodadas duplas com mais frequência. Esta é uma ideia que chegou aos ouvidos do manager do Colorado Rockies, Bud Black, que também afirmou em entrevista nesta terça-feira (24) que a liga pode limitar cada jogo dos doubleheaders a sete entradas, visando acomodar mais partidas até o fim do ano.

“Eu acho que todos nós [na MLB] queremos jogar a maior quantidade de jogos possível para manter a integridade da conquista de um campeonato ou de uma classificação para os playoffs”, comentou Black, em entrevista para a MLB Network Radio. “Não sei qual seria o número certo [de jogos] e também não tenho certeza se precisaríamos dividi-los. Mas eu ouvi dizer que podem haver discussões sobre transformar [as rodadas duplas] em dois jogos de sete entradas cada um”.

Bud Black também explicou que defende a redução do número de entradas apenas se todos os envolvidos estiverem de acordo. “Nós teríamos que ter certeza que isso funcionaria para os dois lados, tanto para os times e o sindicato [dos jogadores] como para os proprietários [das franquias]”.

A MLB cancelou a pré-temporada e adiou o início da temporada regular na segunda-feira (16), que deve começar apenas depois da segunda metade de maio. Na quinta-feira (19), o manager dos Rockies afirmou ser a favor da implementação de uma campanha menor em 2020: “Na teoria, creio que todos nós (treinadores, jogadores) estaríamos a favor de rodadas duplas. O que estiver no nosso caminho será o mesmo para todo mundo”.

Entretanto, a MLB ainda não se pronunciou sobre a quantidade de jogos a serem realizados. A frequência de rodadas duplas tem diminuído nos últimos anos, geralmente sendo implementados apenas quando um jogo cancelado é remarcado para uma data futura. Além disso, a limitação em sete entradas permitiria que mais arremessadores titulares pudessem completar cada jogo, mas o topo das ordens de rebatedores de cada time teria menos aparições no home plate.

Será a sétima vez que a MLB terá que funcionar com uma temporada diminuta. A última oportunidade em que isto ocorreu foi entre 1994 e 1995, quando a MLBPA (o sindicato que representa os jogadores) e os proprietários das equipes não conseguiram se entender sobre o acordo coletivo de trabalho (CBA). O sindicato iniciou uma greve em agosto de 1994, cancelando os playoffs e a World Series. A paralisação acabou apenas em abril do ano seguinte.

A primeira vez ocorreu em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, após a declaração de guerra dos Estados Unidos contra a Alemanha no ano anterior. A campanha foi reduzida a 126-128 jogos, em vez de 154 (número da época). Ao contrário do caso de 1994, a World Series não foi cancelada e acabou com a vitória do Boston Red Sox sobre o Chicago Cubs em seis jogos.

(Foto: Reprodução Twitter/Colorado Rockies)

Oddsshark