23/10/2019 - 01h22

Ataque castiga e Nationals derrotam Astros na abertura da World Series

Zimmerman rebate 1º HR dos Nationals em World Series e time obtém importante vitória na decisão

Ataque castiga e Nationals derrotam Astros na abertura da World SeriesNesta terça-feira (22), tivemos o primeiro capítulo da 115ª World Series da história, entre Houston Astros e Washington Nationals. Em partida de tirar o fôlego no Minute Maid Park, o ataque dos Nationals – liderado pelo jovem Juan Soto – castigou Gerrit Cole e o arremessador Max Scherzer trabalhou bem no montinho, confirmando a acirrada vitória por 5 a 4. Os rapazes de Washington lideram a série melhor-de-sete por 1 a 0, tendo conquistado o primeiro triunfo da franquia na história do Fall Classic e a primeira de uma equipe do Distrito de Columbia na decisão desde o jogo 3 de 1933.

Times com vitória no primeiro jogo de séries melhor-de-sete nos playoffs da MLB levam a melhor em 63% das vezes (113 de 178). Se considerarmos apenas o histórico recente da World Series, a porcentagem sobe para 81% (25 de 31). Nas séries disputadas no formato 2-3-2, 55% (36 de 66) dos times que abrem o confronto ganhando fora de casa são os vencedores ao final.

No montinho, Max Scherzer (11-7 na fase regular, 3-0 nos playoffs, 2.16 ERA) arremessou cinco entradas, cedeu cinco rebatidas, duas corridas, três walks e obteve sete strikeouts. Pelos Astros, Gerrit Cole (20-5 na fase regular, 3-1 nos playoffs, 1.82 ERA) permitiu oito rebatidas, cinco corridas, dois home runs, um walk e eliminou seis jogadores por strikeout, em sete entradas arremessadas. Foi a primeira derrota creditada a Cole desde o dia 22 de maio.

No topo da 1ª entrada, os Nationals chegaram em base com Trea Turner por rebatida simples; Turner ainda roubou a 2ª base. Entretanto, Adam Eaton (bunt pop out), Anthony Rendon e Juan Soto (ambos por strikeout) acabaram eliminados. Na parte baixa da 1ª, George Springer recebeu o walk e Jose Altuve anotou rebatida. Springer roubou a 3ª base se aproveitando de um wild pitch de Max Scherzer e, depois de Michael Brantley sofrer o strikeout, Altuve roubou a 2ª base na eliminação de Alex Bregman. Tendo dois jogadores em posição de anotar corridas, Yuli Gurriel foi ao bastão e impulsionou a dupla Springer/Altuve ao home plate com uma longa rebatida dupla (2 a 0).

Veio a 2ª entrada. Com dois eliminados no turno, tivemos algo raro de se ver nos últimos jogos de Gerrit Cole. Um home run cedido pelo arremessador. E o autor deste HR tem um lugar especial na história dos Nationals. Ryan Zimmerman – primeiro jogador draftado pela franquia após a mudança de Montreal para Washington – isolou a bola na direção do campo central, calando a torcida presente ao Minute Maid Park (2 a 1). Foi o primeiro home run dos Nats na história da World Series. Na 3ª entrada, os Astros novamente colocaram dois jogadores em base, mas sem terem sucesso na hora de converter tais presenças em corridas.

O empate dos visitantes ocorreu no topo da 4ª entrada. Logo no primeiro at-bat do turno ofensivo, Juan Soto precisou visualizar apenas dois arremessos de Gerrit Cole para mandar a bola na direção do famoso trem do Minute Maid Park, silenciando uma vez mais a casa dos texanos (2 a 2). O castigo de Cole continuou na 5ª entrada. Kurt Suzuki avançou por walk e Victor Robles, por rebatida. Mesmo com a defesa eliminando Trea Turner e Adam Eaton, o arremessador titular de Houston permitiu três corridas nas rebatidas simples de Eaton (antes deste ser eliminado) e dupla de Soto (5 a 2), antes de finalmente encerrar o turno.

A equipe de Washington acionou seu bullpen na 6ª entrada. Fazendo uso da estratégia de trazer arremessadores abridores do bullpen (o que deu certo para os Red Sox na campanha do título de 2018), Patrick Corbin chegou ao montinho. Corbin cedeu rebatida a Yordan Alvarez, mas passou ileso por Carlos Correa, Martin Maldonado e Aledmys Diaz, mantendo a vantagem dos Nationals a salvo. Na entrada seguinte, Tanner Rainey arremessou pelos Nationals e começou se metendo em problemas.

Rainey enfrentou George Springer inicialmente; em desvantagem no confronto, viu Springer mandar a bola na direção do trem (de novo) no home run solo (5 a 3) – jogada que serviu para injetar um pouco de ânimo na torcida local. Springer chegou ao quinto jogo seguido de World Series obtendo home runs. Depois disso, o reliever eliminou José Altuve por strikeout, cedendo walks a Michael Brantley e Alex Bregman antes de ser substituído por Daniel Hudson.

Hudson provocou a eliminação de Yuli Gurriel, vendo Carlos Correa avançar por rebatida. Com as bases lotadas, Yordan Alvarez foi ao bastão, mas rapidamente sofreu o strikeout. Baita oportunidade perdida pelos Astros. Daniel não saiu ileso do jogo. Na 8ª entrada, o pinch-hitter Kyle Tucker anotou rebatida simples, sendo impulsionado ao home plate por mais uma rebatida de George Springer, quase defendida por Adam Eaton no campo direito (5 a 4). Visando a preservar o braço de seu jogador, Dave Martinez tira Daniel Hudson de campo e aciona Sean Doolittle, que encerra o turno.

Os Nationals nada produziram contra Will Harris no topo da 8ª e Joe Smith no topo da 9ª, deixando a Doolittle a responsabilidade de fechar a porta para a chance de virada do time de Houston. O reliever eliminou Alex Bregman por strikeout e induziu as eliminações de Yuli Gurriel e Carlos Correa, garantindo a primeira vitória dos Nats na World Series.

O segundo capítulo da World Series 2019 acontece nesta quarta-feira (23), novamente em Houston, opondo Stephen Strasburg e Justin Verlander no montinho.

Foto: Reprodução Twitter/MLB

WORLD SERIES 2019: Houston Astros 0x1 Washington Nationals

Jogo 1 – Washington Nationals 5 @ 4 Houston Astros
Jogo 2 – Washington Nationals @ Houston Astros (Minute Maid Park, 23/10, 21h07)
Jogo 3 – Houston Astros @ Washington Nationals (Nationals Park, 25/10, 21h07)
Jogo 4 – Houston Astros @ Washington Nationals (Nationals Park, 26/10, 21h07)
Jogo 5 – Houston Astros @ Washington Nationals (Nationals Park, 27/10, 21h07) *Se necessário
Jogo 6 – Washington Nationals @ Houston Astros (Minute Maid Park, 29/10, 21h07) *Se necessário
Jogo 7 – Washington Nationals @ Houston Astros (Minute Maid Park, 30/10, 21h08) *Se necessário

Oddsshark