‘Árbitros robôs’ estão a um passo de chegar à Major League Baseball
Os testes com árbitros robôs vão acontecer no Triple-A, o nível mais alto das minors leagues
A inovação vem ganhando força na tradição centenária do beisebol. Nesta quinta-feira (20), a MLB anunciou que vai testar “árbitros robôs” no nível Triple-A na temporada 2022, com o objetivo de automatizar as zonas de strike.
O site da Major League publicou um aviso de contratação buscando operadores para o sistema Automated Ball-Strike (ABS).
As vagas são para atuar nas partidas de Albuquerque Isotopes, Charlotte Knights, El Paso Chihuahuas, Las Vegas Aviators, Oklahoma City Dodgers, Reno Aces, Round Rock Express, Sacramento River Cats, Salt Lake Bees, Sugar Land Skeeters e Tacoma Rainiers.
A liga independente do Atlântico se tornou a primeira liga americana a deixar um sistema computadorizado decidir os arremessos que foram ball ou strikes, durante o All-Star Game de 2019, além de utilizar o ABS na segunda metade da temporada regular.
O sistema também foi utilizado na Arizona Fall League, dos melhores prospectos de 2019, gerando muitas reclamações dos atletas pela zona de strike-ball decidida pelo computador.
Vale lembrar que, em 2020, não houve disputa nas ligas menores, devido à pandemia. Os árbitros robôs foram usados em oito dos nove estádios da Low-A Southeast League no ano anterior.
A associação de árbitros de beisebol da Major League concordou em cooperar e ajudar se o comissário Rob Manfred decidir usar o sistema na MLB.
“É difícil prever, quando ou como isso será implementado na MLB, porque é uma diferença substancial da maneira como é arbitrado hoje”, disse Charis Marinak, diretor de operações e estratégia da MLB, em março do ano passado.
A MLB confirmou que os árbitros robôs serão utilizados em alguns estádios durante o Spring Training, na Flórida, e, além disso, permanecerão na Low A Southeast e poderão ser usados em locais não pertencentes à MLB.
(Foto: reprodução)